Na Aldeia Histórica de Castelo Novo

A população, os visitantes e os profissionais da Aldeia Histórica de Castelo Novo contam, dede meio de Abril, com uma frota de veículos eléctricos Renault para utilizar, sem custos, nas Aldeias Históricas de Portugal. Um inovador projecto que torna as viagens pelo território mais fáceis, económicas e sustentáveis e que só precisou de escassas semanas para justificar ser uma aposta ganha.
As Aldeias Históricas de Portugal e a Renault Portugal acabam de ser distinguidas nos prémios Global Mobi Awards Prio, na categoria Empresas/Organizações. Uma iniciativa que reconhece os melhores da mobilidade inteligente em Portugal e que conta com um júri alargado, que inclui jornalistas em representação dos mais importantes órgãos de comunicação social, mas também académicos e representantes de associações e empresas.
O projecto “Mobilidade Urbana Sustentável” promovido pela Renault Portugal e pelas Aldeias Históricas de Portugal foi escolhido, entre 43 candidaturas, nas 10 categorias apresentadas a concurso.
Nas Aldeias Históricas de Portugal, o pioneiro projecto já conquistou turistas, residentes e profissionais. Em apenas dois meses e meio, no período compreendido entre 15 de Abril e 30 de Junho, já recorreram ao serviço, que é gratuito, 264 utilizadores, sendo que, destes, 91 foram visitantes, 148 residentes e 25 profissionais. No que se refere ao perfil dos visitantes, mais de 80 por cento foram portugueses, e os restantes foram originários dos Países Baixos, Espanha, Japão, Brasil e Alemanha. Neste período, a gama de modelos eléctricos da Renault percorreu um total de 13.829 quilómetros.
De recordar que este é um serviço que coloca ao dispor de turistas, residentes e profissionais uma frota de cinco viaturas Renault eléctricas, a partir da Aldeia Histórica de Castelo Novo, ou das estações ferroviárias de Castelo Novo, Alpedrinha e Fundão. Um projecto-piloto que poderá estender-se a áreas para além da mobilidade, de modo a reforçar a aldeia como uma referência no domínio da sustentabilidade e que poderá ser replicado nas restantes 11 aldeias da rede.
Em articulação com o Município do Fundão, estão disponíveis ainda serviços de transfer (também gratuito) a partir das estações ferroviárias de Castelo Novo, Alpedrinha ou Fundão.