Parceria entre a Obra Nacional da Pastoral
do Turismo e o Turismo de Portugal


O director da Obra Nacional da Pastoral do Turismo disse à Agência ECCLESIA que vai iniciar um projecto piloto de formação de guias-interpretes para requalificar jovens licenciados desempregados na visita e interpretação do património religioso.
“O objectivo é requalificar jovens licenciados desempregados ou equivalentes, formando-os como guias-interpretes, na componente teórica e depois também prática, de estágio nas nossas igrejas, nalguns santuários, dependendo da aceitação do projecto por parte dos reitores e dos párocos”, referiu o padre Carlos Godinho em entrevista ao programa Ecclesia, emitido na RTP2.
O projeto da Obra Nacional da Pastoral do Turismo resulta da “formalização de um protocolo de cooperação” com o Turismo de Portugal, “Portas Abertas”, destinado a capacitar guias-interpretes que possam “conduzir uma visita e interpretar o património”.
Para o padre Carlos Godinho, o acolhimento de quem quer visitar o património religioso e a possibilidade de manter as igrejas de portas abertas são uma prioridade.
“Conduzir a visita, explicitar o património, descodificar a sua linguagem para que os visitantes possam conhecê-lo e viver a visita como uma experiência rica”, são objectivos da formação de guias-interpretes.
O projecto “Portas Abertas” resulta de uma parceria entre a Obra Nacional da Pastoral do Turismo e o Turismo de Portugal, iniciando com uma experiência piloto no polo de Braga da Universidade Católica Portuguesa.
“Assinámos o protocolo com o Turismo de Portugal na perspectiva de nos candidatarmos ao financiamento, dentro da Estratégia Turismo 2020. Vamos aguardar os tempos necessários para que a candidatura seja apresentada e aceite. Mas vamos avançar já com um projecto piloto”, referiu o padre Carlos Godinho.
A parceria entre a Obra Nacional da Pastoral do Turismo e o Turismo de Portugal foi apresentada no dia 1 de Julho de 2015.