Casa de Saúde Bento Menni


A Casa de Saúde Bento Menni conta com ateliers ocupacionais, cada um deles com actividades adaptadas às necessidades e interesses das pessoas assistidas, estando cada um organizado de acordo com graus de funcionalidade e autonomia, bem como de acordo com as áreas assistenciais a que dá resposta.
Axelle Gonçalves, que coordena a área da reabilitação sócio-ocupacional, explicou ao Jornal A GUARDA que “os projectos de reabilitação são uma prática assistencial desde os tempos do nosso fundador (São Bento Menni), que privilegiou desde sempre as actividades e a ocupação como forma de promover competências e autonomia das pessoas com doença mental”.
Na área da psiquiatria temos um programa multidisciplinar que tem como objectivos promover o empowerment, a autodeterminação e a capacitação da pessoa com experiência em doença mental. O programa “Projetar’te” engloba diversas actividades, nomeadamente, dinâmicas de grupo, actividades expressivas, de música, treino de competências pessoais e sociais, actividades aquáticas, relaxamento, clube de leitura, informática e actividades artísticas, tais como schimmelart e trabalhos em mosaico.
O programa “Recriar” é dirigido às pessoas assistidas de maior autonomia da área da deficiência intelectual. As actividades promovem o potencial ocupacional, utilizando materiais diversos para elaboração de diferentes trabalhos, com o objectivo de manter as capacidades comunicacionais, motoras, cognitivas e funcionais.
O programa “Espaço Afectos” é dirigido às pessoas assistidas de maior dependência da área da deficiência intelectual. As actividades centram-se na promoção do bem-estar, na redução dos comportamentos de agitação psicomotora, na estimulação multissensorial e na manutenção da mobilidade.
O programa “Dar+ Vida” destina-se a pessoas assistidas da área da psicogeriatria com autonomia funcional e cognitiva. Tem actividades expressivas, lúdicas, produtivas, de socialização e valorização das capacidades das pessoas mais velhas.
O programa “Reviver” destina-se às pessoas assistidas na área da psicogeriatria de maior dependência funcional e cognitiva e tem como objectivo preservar as capacidades que ainda estão presentes, através de actividades de orientação para a realidade, reminiscências e actividades lúdicas e de interacção.

Programas
de
Reabilitação

Axell Gonçalves disse ao Jornal A Guarda que a Casa de Saúde Bento Menni conta com os seguintes programas de reabilitação:
“Programas “Re(a)cor-dar” e “ReaCog” são dois programas de estimulação cognitiva, sendo um direccionado para a área da psicogeriatria e o outro para a psiquiatria.
Programa “Grão a Grão” intervém no reforço de comportamentos adaptativos na área da deficiência intelectual.
Programa “Despertares” dinamiza sessões de estimulação multissensorial e relaxamento na sala de Snoezelen para as áreas da deficiência intelectual e psicogeriatria de maior dependência.
O programa “Movimento e Saúde” promove actividades adaptadas de educação física para as diferentes áreas assistenciais. O programa de Pastoral da Saúde desenvolve actividades de carácter espiritual para as diferentes áreas assistenciais.
O grupo folclórico “Ó da Guarda’ promove a reabilitação psicossocial envolvendo pessoas assistidas, irmãs, colaboradores e voluntários.
O boletim quadrimestral “O Serrano’ tem como objectivo informar e divulgar as actividades e eventos que a Casa de Saúde promove.
Os grupos psicoeducativos para famílias desenvolvem sessões de psicoeducação, reuniões de escuta activa e resolução de problemas relativamente à prestação de cuidados”.