No dia 27 de Novembro, a Guarda celebra a atribuição de foral por D. Sancho I


A cidade da Guarda vai assinalar o 820º aniversário da atribuição de foral por D. Sancho I, no dia 27 de Novembro. O programa integra diversas iniciativas, entre as quais a Assinatura do Auto de Consignação e Lançamento da Primeira Pedra dos Passadiços do Mondego. O concerto com os portugueses The Gift, no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda, é outro dos destaques.
A Assinatura do Auto de Consignação e Lançamento da Primeira Pedra dos Passadiços do Mondego será o momento alto das comemorações do 820º aniversário da atribuição de foral por D. Sancho I à cidade da Guarda, no dia 27 de Novembro.
Para assinalar a data, o Município preparou um programa diversificado entre os dias 23 de Novembro e 1 de Dezembro. No dia 27 de Novembro, o programa comemorativo começa às 10.30 horas, na Praça do Município, junto ao edifício dos Paços do Concelho, com a cerimónia do hastear da bandeira. O momento contará com a participação das três corporações de bombeiros do concelho (Guarda, Gonçalo e Famalicão da Serra) e da Banda Filarmónica de Famalicão da Serra.
A Sessão Solene Comemorativa do 820º aniversário da cidade, na Sala António de Almeida Santos, terá como tema “As empresas e o seu contributo para o desenvolvimento regional”. Na sessão, serão ainda homenageadas com a medalha de mérito Municipal, várias personalidades com provas dadas pelo seu trabalho desenvolvido e nas mais diversas áreas do saber. A sessão será presidida por Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial.
A Assinatura do Auto de Consignação e Lançamento da Primeira Pedra dos Passadiços do Mondego está prevista para as 12.00 horas, no Paredão da Barragem do Caldeirão. De acordo com a autarquia trata-se de “uma obra estruturante para a valorização do território numa lógica de desenvolvimento turístico e que representa um investimento de cerca de três milhões de euros”.
Para as 13.00 horas está programada a inauguração do Parque de Merendas da Quinta da Taberna, em Videmonte.
O programa prossegue no Codesseiro, às 15.30 horas, com a inauguração das obras de Requalificação do Largo do Rossio e, uma hora depois, no Porto da Carne, com a inauguração das Obras de Requalificação do Largo da Junta de Freguesia e zona envolvente.
O programa comemorativo continua na Guarda, onde às 18.30 horas, terá lugar a Ligação da Iluminação de Natal que contará com um espectáculo no Largo João de Almeida.
O Dia de Aniversário da cidade mais alta termina com o concerto dos portugueses The Gift no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda, pelas 21.30 horas.
O programa prevê ainda a realização do Torneio Aberto de Multiactividades Cidade da Guarda, no Pavilhão Desportivo Municipal de São Miguel. A iniciativa prolonga-se pela tarde até às 18.00 horas. A organização é da Câmara e do GuardaBasket em colaboração com a Associação de Basquetebol da Guarda.
O programa integra também um Torneio de Futebol Infantil e o XI Meeting Internacional de Natação (dia 23 de Novembro), a Invernal de BTT e o 42º Grande Prémio de Atletismo da Guarda (dia 24 de Novembro), o Lançamento da Revista Praça Velha nº 38 (dia 26 de Novembro) ou o Torneio de Basquetebol Cidade da Guarda (dia 1 de Dezembro).