Instituto Politécnico da Guarda


Um trabalho de investigadores do IPG - Instituto Politécnico da Guarda venceu o “Best Paper Award” na categoria de Desenvolvimento Sustentável, das Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica com um artigo sobre a recolha e a reciclagem de biorresíduos em 14 municípios.
O artigo designado “Proposta de Sistemas de Recolha de Biorresíduos num Grupo de Municípios Portugueses” foi distinguido durante a XXXII edição das Jornadas que decorreu em Fevereiro, na Universidade de Aveiro.
O trabalho realizado pelo IPG foi um dos 186 artigos científicos analisados pelo júri e alcançou o primeiro lugar entre os 11 da sua categoria.
A equipa do IPG composta pelos investigadores Fátima David, Pedro Rodrigues, Elisabete Soares, Elisabete Monteiro, Nuno Melo, Jorge Gregório e Ricardo Rodrigues, trabalhou em parceria com a Associação de Municípios da Cova da Beira durante o processo de investigação.
A investigação propõe o desenvolvimento de sistemas de recolha na via pública e porta-a-porta, bem como de reciclagem por compostagem doméstica e comunitária de biorresíduos, numa perspectiva mais económica e sustentável,
Os municípios envolvidos estão, actualmente, a desenvolver os procedimentos necessários para adquirir material, realizar campanhas de sensibilização e obter financiamento. Será necessária a aquisição de ecopontos para depositar os bio resíduos, de compostores individuais e comunitários, de veículos de recolha e, ainda, de viaturas de lavagem.
Neste estudo estão envolvidos os concelhos de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Fornos de Algodres, Figueira de Castelo Rodrigo, Fundão, Guarda, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso.
Criadas para promover o debate e a troca de conhecimento entre instituições de ensino superior portuguesas e espanholas, as Jornadas Luso-Espanholas de Gestão Científica têm, actualmente, 17 categorias: Administração Pública, Contabilidade e Fiscalidade, Desenvolvimento Sustentável, Docência, Empreendedorismo, Empresas Familiares, Estratégia, Ética e Responsabilidade Social, Finanças, Gestão das Organizações, Gestão de Desporto, Gestão Industrial, Inovação e Gestão do Conhecimento, Marketing, Recursos Humanos, Turismo e Jovens Investigadores.