Instituto Politécnico da Guarda - Projecto Pharmastar


O Instituto Politécnico da Guarda – IPG vai utilizar produtos naturais derivados de plantas do Parque Natural da Serra da Estrela – PNSE para desenvolver suplementos alimentares capazes de prevenir e tratar a diabetes, doença que afecta mais de um milhão de pessoas em Portugal. O projecto Pharmastar, com financiamento do programa Promove, será desenvolvido em colaboração com o Instituto Superior Técnico e a Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal irá colaborar nos ensaios a realizar para aferir a viabilidade das novas formulações.
Luís da Silva, investigador responsável pelo projecto no IPG explica que “a diversidade botânica do PNSE ainda está pouco estudada, mas trata-se de um ecossistema natural rico em compostos bioactivos com elevado potencial antidiabético”. E acrescenta: “Vamos desenvolver formulações de base natural para serem colocadas no mercado, utilizando princípios bioactivos de plantas endógenas da Serra da Estrela. Serão utilizados como excipientes, agentes de libertação modificada obtidos de extractos e fitoquímicos da bolota do carvalho, sobreiro, azinheira e da própolis, uma substância resinosa recolhida das abelhas com propriedades antibacterianas”.
Para além do Centro de Potencial e Inovação de Recursos Naturais do IPG, fazem parte do Pharmastar os centros de investigação CERENA do Instituto Superior Técnico e iMed da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.
Paula Coutinho, coordenadora do Centro de Potencial e Inovação de Recursos Naturais, considera que “o Centro de Potencial e Inovação de Recursos Naturais através da experiência adquirida pelos seus investigadores e projectos irá aplicar a tecnologia desenvolvida na produção de biomateriais e nanosistemas neste projecto. Os compostos bioativos serão encapsulados nestes sistemas para uma entrega mais controlada e direccionada potenciando os seus efeitos terapêuticos”.
Joaquim Brigas, presidente do IPG adianta que “os laboratórios do IPG estão dotados de investigadores altamente qualificados que têm procurado apresentar respostas eficazes a desafios da sociedade e do mercado. Este projecto, por exemplo, será uma resposta a necessidades de saúde da população, valorizando em simultâneo os recursos naturais do Parque Natural da Serra da Estrela”.
O Instituto Superior Técnico vai fazer o mapeamento das plantas do Parque Natural da Serra da Estrela, com recurso a drones e outras ferramentas. Paralelamente será efectuada uma recolha de várias plantas para a preparação de extractos enriquecidos em compostos bioactivos. Os investigadores do IPG da área de biotecnologia e farmácia irão elaborar ensaios com diferentes plantas, para definir as que têm maior potencial antidiabético e fazer a caracterização dos compostos bioactivos. A Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa desenvolverá também as fórmulas sólidas com base nos extractos de planta e polímeros naturais com potencial antidiabética. Seguir-se-ão os ensaios in silico (com recurso a simulações em computador), em animais e em humanos, com apoio da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal.
O Pharmastar terá um orçamento de mais de 300 mil euros, em parte financiado pelo programa Promove da Fundação “la Caixa”, uma parceria com a Fundação para a Ciência e Tecnologia destinada à dinamização das regiões do interior de Portugal.