Peditório de rua até Domingo


Os pedidos de ajuda continuam a chegar, em grande número, à Cáritas Diocesana da Guarda. Sem mãos a medir este organismo da igreja procura dar resposta a todas as solicitações que aparecem.
De acordo com os responsáveis da Cáritas da Guarda “os pedidos de ajuda têm aumentado e são feitos por desempregados, doentes e por quem tem pessoas a cargo”. Em declarações ao Jornal A Guarda, os responsáveis explicaram que procuram dar resposta aos pedidos com a “distribuição de roupas e alimentos”. No tocante a necessidades de ordem financeira, a não ser em situações de extrema necessidade, todos os casos são encaminhados para o Fundo Social Solidário. “Propomos os casos já devidamente quantificados e depois aguardamos a disponibilização da verba que raramente corresponde ao que é pedido”, explicam. Nas situações de ordem financeira aparecem pedidos de ajuda para pagamento de rendas, de empréstimos, de água, electricidade e medicamentos.
Em plena Semana Nacional, a Cáritas Diocesana da Guarda tem programado diversas iniciativas que arrancam de forma oficial, esta tarde, na Igreja de S. Pedro, na Guarda, com um tempo de Adoração ao Santíssimo, recitação de Vésperas e celebração da Missa.
Até Domingo está também a decorrer o peditório de rua, levado a cabo com a ajuda das Cáritas Paroquiais, Escolas e pessoas voluntárias. Esta acção vai incidir principalmente junto dos lugares em que há maiores aglomerados populacionais e nas grandes superfícies comerciais. Os ofertórios das missas do próximo Domingo também são destinados à Cáritas.
Recorde-se que, ainda recentemente, a Cáritas Diocesana da Guarda esteve envolvida na Campanha de recolha de roupas para as crianças refugiadas da Síria. Uma campanha que no dizer dos responsáveis por este organismo “correu muito bem e teve a adesão das pessoas da Diocese da Guarda”.