Unidade Local de Saúde da Guarda e o Municipio da Guarda assinaram protocolo


A Unidade Local de Saúde da Guarda e o Municipio da Guarda assinaram um protocolo tendo em vista o financiamento da elaboração de projecto para a reabilitação do antigo Pavilhão Rainha D. Amélia. O edifício acolherá o Centro de Investigação Nacional do Envelhecimento e outros serviços.
A assinatura do protocolo decorreu no Edifício Sede da ULS da Guarda esta terça-feira, 3 de Maio, e contou com a presença do Presidente do Conselho de Administração da ULS Guarda, João Barranca e do Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa.
João Barranca falou de “um protocolo de união de esforços” tendo em vista a recuperação do Pavilhão Rainha D. Amélia, no Parque da Saúde da Guarda. Deu conta de que se trata de “um edifício que tem de ser destacado e elevado ao máximo” e que será dedicado à investigação e ao ensino na área da gerontologia.
Para Sérgio Costa a assinatura do protocolo, que vai permitir avançar com a elaboração do projecto, “é o primeiro dia do resto da vida do Pavilhão Rainha D. Amélia”. O presidente da autarquia destacou o trabalho da Administração em relação à recuperação dos diversos edifícios do Hospital da Guarda, considerando que “era preciso também encontrar a forma de colocarmos a locomotiva a trabalhar para que o comboio pudesse andar, o comboio do Pavilhão Rainha D. Amélia”.
Recordou o compromisso eleitoral do actual executivo de “ajudar, de estar sempre ao lado da administração do Hospital”.
O protocolo agora assinado tem a ver com a possibilidade da criação do Centro Nacional de Investigação do Envelhecimento, inserido com o Departamento da Gestão do Conhecimento, “para que desta forma possamos dar melhores condições de formação, atrair mais profissionais de saúde, dar mais condições aos profissionais de saúde”, sob o ponto de vista do envelhecimento.
A autarquia designou mesmo o Centro Nacional de Investigação do Envelhecimento como “fundamental para o futuro da Guarda, para o futuro do nosso Hospital, da nossa Unidade Local de Saúde”.
O protocolo agora assinado tem em vista a realização de um projecto de reabilitação do Pavilhão Rainha D. Amélia para “enquadrar no edifício o novo serviço” mantendo todas as características de construção. O passo seguinte passará pela candidatura do projecto a Fundos Comunitários.
João Barranca disse que “o projecto de reabilitação é complexo porque o edifício tem de manter todas as suas características”.
Sérgio Costa adiantou que a Câmara da Guarda já aprovou uma verba de 150 mil euros “para ajudar a alavancar o projecto de execução”.
Reabilitação do Pavilhão António Lencastre para Unidade de Saúde Familiar
O Pavilhão António Lencastre, “edifício emblemático do Parque da Saúde e da cidade da Guarda”, que se encontra devoluto e bastante degradado, poderá ser reabilitado para acolher a Unidade de Saúde Familiar “A Ribeirinha”. O Presidente do Conselho de Administração da ULS Guarda disse que actualmente esta Unidade de Saúde Familiar funciona em instalações alugadas que “não são as melhores para o efeito”. João Barranca adiantou que a Administração da ULS Guarda decidiu “construir e preparar o edifício para receber a Unidade de Saúde Familiar A Ribeirinha”. Está em curso o processo tendo em vista a realização do projecto de reabilitação e adaptação do edifício António Lencastre.