Investimento de cerca de 900 mil euros


Atrair empresas e investimento, criando uma região bandeira do interior, aportando valor, não só à região Centro, mas a todo o País é a grande objectivo da 3ª fase das obras de Requalificação e Ampliação da Plataforma Logística da Guarda que vai permitir a criação de mais 40 lotes. Os trabalhos decorrem a bom ritmo “na parte poente do parque Tir”.
A empreitada, que já está no terreno, corresponde a um investimento de cerca de 900 mil euros, comparticipada em 85% por fundos comunitários, e inclui sinalização vertical e horizontal, a Rede de drenagem de Águas Residuais Pluviais, a Rede de Águas Residuais Domésticas, arranjos exteriores; bem como Redes de Electricidade, ITUR e Gás.
O Presidente da Câmara da Guarda considerou que as obras correspondem à denominada 3.ª fase da Plataforma Logística da Guarda e devem ficar concluídas no final do ano.
Sérgio Costa disse, no final da reunião de Câmara desta segunda-feira, 21 de Março, que o investimento é tão importante que o município está já a pensar em avançar com mais uma fase de ampliação da Plataforma Logística.
“Porque existe a necessidade da instalação de várias empresas na Plataforma Logística. Continuam a chegar alguns pedidos e nós temos que criar as condições para a sua fixação. Mas, tal como eu sempre disse, ao mesmo tempo que iríamos iniciar a 3.ª fase, já tínhamos que começar a pensar numa 4.ª e numa 5.ª fase. Este é o planeamento de médio e longo prazo que deve ser sempre bem feito. É isto que deve ser feito. E é esse caminho que nós queremos continuar a trilhar”, explicou o autarca.
Sérgio Costa referiu que “já há algumas reservas” para os 40 lotes que estão previstos para a zona que está a ser ampliada, o que “é um bom sinal para o futuro”. E acrescentou: “Se nós queremos que aquela Plataforma Logística se emancipe, se fortaleça, e que seja cada vez mais conhecida no nosso território português e espanhol e, com esta antevisão da criação do ‘porto seco’, temos que estar preparados para o futuro”.
A Plataforma Logística da Guarda contemplando áreas de transportes/logística, localização empresarial, inovação tecnológica e de apoio e serviços.