Congresso da Imprensa de Inspiração Cristã


No IX Congresso da Associação de Imprensa de Inspiração Cristã (AIC), que decorreu em São Bento da Porta Aberta, de 23 a 25 de Outubro, Pedro Lomba, Secretário de Estado Adjunto do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, disse que os órgãos de comunicação da Associação não vão ser discriminados no novo regime de incentivos.
O governante apresentou no Congresso da AIC o novo diploma legal de regime de incentivos para os media que, depois de concluídas as audições legais, vai ser agendado para debate a aprovação em Conselho de Ministros.
O Secretário de Estado garantiu aos representantes da imprensa regional de inspiração cristã “valorização das publicações” do sector.
Pedro Lombra referiu que, ao contrário do diploma legal em vigor, a nova proposta inclui as publicações informativas “de inspiração de matriz cristã” entre as que podem “ser consideradas no âmbito do novo regime de incentivos”.
O novo regime de incentivos prevê o apoio a “instituições que possam gerar novos leitores para as publicações nacionais, locais ou em suportes digitais”, nomeadamente no meio escolar, exemplificou.
O novo diploma legal vai “permitir que as escolas possam subscrever assinaturas de jornais locais e regionais nas suas respectivas regiões, obrigando-se como contrapartida desse apoio a desenvolverem programas de captação e formação e apoio à literacia mediática”, afirmou Pedro Lomba.
Na sessão de enceramento dos trabalhos, D. João Lavrador, membro da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais, afirmou que os títulos da imprensa regional do sector têm de ser uma referência para os media.
O cónego Salvador Santos, presidente da direcção da AIC, disse que é necessário “acreditar no jornal em papel, tornando-o mais legível e atraente, graças às novas tecnologias”.
O IX Congresso da Imprensa de Inspiração Cristã decorreu em S. Bento da Porta Aberta, na arquidiocese de Braga, e teve como tema “Mediadores da Alegria e do Encontro”.