Belmonte


O centro histórico de Belmonte vai ganhar cor nestes meses de verão através da fusão entre criações artísticas e cultura popular que o farão viajar pelo imaginário dos Descobrimentos, assistir ao processo artístico e criativo por detrás da criação das peças de arte que integram o festival e ainda recordar ou conhecer aqueles que foram os ofícios e bases da tradição e cultura da nossa região.
Esta parceria entre a empresa ComSentido, a Beltour, CLDS 4G Projecto Esperança e o Município de Belmonte pretende trazer ainda mais vida ao centro histórico da vila, alegrando as ruas com cor e arte, fomentando o turismo e o comércio local.
O Festival Novo Mundo tem como tema ‘Os Descobrimentos’, homenageando o espírito aventureiro dos navegadores, assim como dos antepassados, através da representação nas peças de arte criadas do tema marítimo e dos ofícios do passado.
A comunidade local surge como peça fundamental no festival Novo Mundo, tendo um papel proactivo na criação das peças suspensas que se encontrarão nas ruas do centro histórico. Os habitantes e associações locais abraçaram a iniciativa criando peças em renda com temas náuticos, que posteriormente serão suspensos para que todos possam apreciar o seu trabalho.
O pensamento ecológico é também um dos pilares do festival ‘Novo Mundo’, que recolheu materiais em fim de vida para que uma nova lhes seja dada.
As criações resultantes deste esforço conjunto estarão em exposição nas ruas do centro histórico de Belmonte durante os meses de Junho e Julho, com inauguração agendada para esta quinta-feira, 9 de Junho, pelas 18.00 horas, junto à estátua de Pedro Álvares Cabral.
Para que possa conhecer melhor as nossas raízes e passado, poderá visitar a mostra de ofícios a decorrer junto ao castelo de Belmonte nos dias 11 e 12 de Junho.