Fernando Carvalho Rodrigues, físico e catedrático natural de Casal de Cinza

e actual presidente da Assembleia Municipal da Guarda, é o convidado de honra na palestra que assinala o 1.º aniversário da Cápsula do Tempo Guarda 2050, no dia 1 de Julho.
A palestra com o tema “Tempo Profundo” inaugura o programa de actividades, precisamente 1 ano depois do encerramento da cápsula, projecto criado no âmbito dos 40 anos do Escape Livre, o mais antigo programa sobre automobilismo em Portugal, a passar semanalmente na Rádio Altitude.
O programa comemorativo tem início às 10.15 horas, na Sala Tempo e Poesia da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, e contempla a palestra, aberta ao público, por Fernando Carvalho Rodrigues. Seguidamente é apresentada mais uma peça da colecção Cápsula do Tempo, pela Agência para a Promoção da Guarda.
O segundo momento está agendado para as 12.00 horas, na envolvente da Torre de Menagem da Guarda, com a gravação da laje 2014 no “Passeio do Tempo”, precisamente junto à cápsula, e a plantação de uma árvore.
Recorde-se que as comemorações deste 1.º aniversário tiveram início no mês de Abril, com a atribuição, no Dia Mundial do Sorriso, de um prémio solidário de mil euros da Automóveis Citroën a uma IPSS, após um passatempo ao qual concorreram várias instituições e projectos. Recebeu o prémio o Refúgio Ana Luísa, que acolhe crianças em situação de risco.
A Cápsula do Tempo Guarda 2050 foi encerrada no dia 1 de Julho de 2013, na Encosta do Tempo, na envolvente da Torre de Menagem da Guarda.