Iniciativa acontece, de 11 a 26 de Junho, por toda a cidade


“Santos da Guarda” é a nova marca com que a Câmara da Guarda vai assinalar o mês dos Santos Populares. O evento que integra animação, música, marchas, concursos e gastronomia, foi apresentado esta segunda-feira, dia 30 de Maio, no Museu da Guarda.
Os Santos Populares voltam, assim, às ruas da Guarda dois anos depois de uma paragem forçada devido à Pandemia por COVID-19.
Sérgio Costa, presidente da autarquia disse que os bairros da cidade foram desafiados a participar na Festa dos “Santos da Guarda”, entre 11 e 26 de Junho.
A iniciativa decorre, numa primeira fase nos bairros da cidade e, nos três últimos dias, junto da Câmara Municipal.
A primeira edição dos Santos da Gaurda conta com a participação dos bairros de Alfarazes (11 de Junho), Nossa Senhora de Fátima (12 de Junho), Sequeira (13 de Junho), Torrão (14 de Junho), Luz (15 de Junho), Lameirinhas (16 de Junho), Galegos (17 de Junho), Guarda-Gare (18 de Junho), Póvoa do Mileu (19 de Junho), Pinheiro (20 de Junho), S. Vicente (21 de Junho), Bonfim (22 de Junho).
Sérgio Costa adiantou que “no dia 23 de Junho, noite de São João, a festa será em todos os bairros da cidade”.
O Concurso do Melhor Caldo-de-Grão será a grande novidade dos Santos da Guarda. Os bairros vão apresentar esta especialidade gastronómica da região que será avaliada por um júri designado pela autarquia. O público vai poder provar todos os caldos-de-grão candidatos, tanto nos respectivos bairros, como na Festa de Encerramento. O vencedor será anunciado na noite de 26 de Junho.
A Festa de Encerramento, de 24 a 26 de Junho, conta com muita música e animação, com destaque para a apresentação de Marchas Populares com a participação exclusiva das marchas lisboetas da Bica, Bairro Alto, Ajuda e Olivais. O desfile está marcado para o dia 25 de Junho a partir das 21.30 horas. No mesmo dia, a partir das 23.00 horas, sobe ao palco o cantor Emanuel. Nessa noite, os festejos terminam ao som da Banda Hi-Fi.
Nos três dias em que a programação acontece na Praça do Município também haverá animação musical com bombos, cavaquinhos, concertinas, grupos de cantares e fanfarras, com a participação do Grupo de Bombos Trocadalho do Carilho (Gonçalo), Grupo de Concertinas Rompe e Rasga, Grupo de Zés P’reiras Unidos da Paródia, Grupo de Concertinas Gotinha D´Água (Alfarazes), Grupo de música tradicional itinerante “Rastolhice”, Grupo de Cavaquinhos da Póvoa do Mileu, Grupo de Concertinas da Sequeira, Fanfarra NemFáNemFum (Famalicão da Serra), Concertinas Foligaitos (Famalicão da Serra, Grupo de Cantares A Mensagem de São Miguel.
A Feira de Artesanato conta com o Cobertor da Papa de Maçainhas e a cestaria em vime de Gonçalo. No Espaço Gastronómico, para além da sardinha, pimentos e carne assada e do caldo de grão da Guarda, também haverá pão e queijo de Videmonte, enchidos da Guarda, doces, licores e as tradicionais enguias.
A tradicional Feira Anual de S. João, no dia 24 de Junho, vai decorrer na Zona dos Estacionamentos do Parque Urbano do Rio Diz, na Guarda-Gare. Devido à relocalização da feira anual, o Município garante, nesse dia, o reforço dos transportes públicos na linha número 1 – que serve a zona da Estação - através de desdobramento de veículos, caso seja necessário.
Ainda no dia 24 de Junho, destaque para o Passeio Equestre, pela Associação Equestre da Guarda, a partir das 9.00 horas.