Nos dias 2 e 3de Novembro


No primeiro fim-de-semana de Novembro, a 2 e 3 de Novembro, o Município do Sabugal vai organizar o ‘Naturcôa’, evento dedicado à fotografia e natureza, com um programa que inclui conferências, workshops, exposições e um passeio fotográfico.
O ‘Naturcôa’ tem como principal propósito partilhar, problematizar e valorizar as grandes riquezas naturais e culturais do território sabugalense junto dos munícipes, visitantes e parceiros.
Na tarde do dia 2 de Novembro, sábado, no Auditório Municipal, decorrerá um ciclo de conferências, com a participação de seis oradores: Luís Quinta (fotógrafo e realizador de história natural), Kitato (instagrammer/jornalista do Público), Anabela Paula (bióloga), Rui Gaiola (fotógrafo), Ricardo Guerreiro (fotógrafo e realizador de documentários de natureza) e Domingos Lopes (engenheiro florestal e arquitecto paisagista).
No dia 3 de Novembro, domingo, haverá um passeio fotográfico pelo concelho, com as inscrições já esgotadas, que contará com workshops e orientação por parte dos oradores.
Durante o evento, estará patente no Museu do Sabugal uma exposição fotográfica, com fotografias da autoria dos oradores e de alguns fotógrafos residentes no concelho.
“Unidos no grande objectivo de partilhar conceitos, perspectivas e modos de vida que nos possam aproximar de uma visão de futuro alicerçada na sustentabilidade, filhos da terra, técnicos, profissionais da imagem e amantes das maravilhas naturais e culturais vão marcar presença no Naturcôa”, refere o Município do Sabugal.
Entre os objectivos específicos, o evento pretende dar a conhecer os valores naturais e histórico-culturais do concelho à sua população, sensibilizando para a importância afectiva, mas também económica e funcional do património, assim como explorar as riquezas naturais e culturais como atractivo à visitação e descoberta deste rico território, de modo a potenciar o turismo e sustentabilidade da região, e ainda dar a conhecer empresas e/ou marcas locais que ofereçam bons produtos e/ou serviços de alguma forma relacionados com a valorização da natureza/património cultural e mostrá-los como exemplos de empreendedorismo e vitalidade económica da região.
Numa organização do Município do Sabugal, o ‘Naturcôa´ pretende ser uma bandeira da promoção do património natural/cultural, reflectindo uma consciência ecológica e de ligação à natureza exemplar para os participantes e oradores de renome.
O valor resultante das entradas será aplicado integralmente na aquisição de carvalhos-negral, posteriormente plantados, em actividades conjuntas com o agrupamento de escolas, nas áreas ardidas do concelho do Sabugal.
O evento fica também marcado pela ausência de plástico de uso único e a redução do impacto dos resíduos gerados nos dois dias de festival através de uma parceria com a Resiestrela, empresa que opera no distrito da Guarda na gestão de resíduos, no sentido de disponibilizar ecopontos para distribuir no local do evento e garantir que todas as embalagens de plástico/metal, papel/cartão e vidro que sejam usadas tenham como destino a reciclagem. A organização disponibiliza água gratuita para os participantes do evento.