Iniciativa decorreu em França


O Município de Manteigas, líder do projecto europeu “CARE. Acção cultural para os refugiados na Europa”, participou no terceiro encontro, que se realizou em Bordeaux/France, de 24 a 27 de Outubro. A iniciativa também contou com a participação dos municípios e organizações parceiros de Espanha, Itália, Portugal, França, República Checa e Bulgária.
O projecto, cujo principal objectivo é contrariar a intolerância para com os imigrantes, através do diálogo intercultural e do entendimento mútuo, é financiado por fundos europeus, através do Programa “Europa para os Cidadãos”, tem uma duração de 18 meses. Deste projecto fazem parte a realização da conferência “O valor da diversidade cultural”, que decorreu em Manteigas, em Dezembro de 2018, e a elaboração de um livro ilustrado para crianças, iniciado em San Valentino/Itália, em Maio de 2019.
Em Bordeaux/França, os delegados dos seis países europeus assistiram à projecção de curta-metragens seleccionadas para o concurso “Video Migration”. As curta-metragens, procedentes dos países europeus parceiros do projecto, foram apresentadas pelos próprios produtores que participaram, conjuntamente com os delegados, numa conferência e uma mesa redonda sobre o tema das migrações na Europa. As curta-metragens vencedoras serão apresentadas no evento final do projecto CARE, previsto para acontecer em Barcelona/Espanha, no dia 20 de Junho de 2020, Dia Mundial do Refugiado.
O projecto prossegue agora na República Checa, onde serão apresentadas boas práticas de inserção laboral de migrantes, e na Bulgária, onde será compilada toda a informação respeitante às modalidades de recepção de refugiados/imigrantes, tendo em vista a publicação do “Manual do acolhimento”.