Junto à Capela de Nossa Senhora do Mileu, na Guarda


O monumento evocativo do Centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima, colocado junto à Capela do Mileu, na Guarda, foi vandalizado.
O conjunto escultórico, com cerca de dois metros e meio de altura, da autoria do arquitecto António Saraiva, foi parcialmente destruído durante a madrugada do último domingo, 15 de Setembro.
“Destruíram duas cabeças dos pastorinhos, a juntar ao vidro partido da porta lateral da Capela Mortuária que já foi reposto”, disse ao jornal A GUARDA o padre Carlos Lages, pároco de Sé e S. Vicente, na Guarda. “Uma das cabeças de um dos pastorinhos foi encontrada nas ruínas” da estação arqueológica do Mileu “e a outra desapareceu”.
O padre Carlos Lages adiantou ao Jornal A GUARDA que não fez queixa da ocorrência “por ser contra desconhecidos” e considerar que “não iria dar e nada”. Referiu ainda que “os actos de vandalismo são muito frequentes na envolvente da capela do Mileu” o que justifica “uma maior vigilância por parte das autoridades policiais”.
Preocupado com a “falta de civismo” o sacerdote lamenta a destruição de “património que é de todos”.
De acordo com os moradores da zona envolvente da capela do Mileu “é frequente atirarem pedras ao sino” e “não terem respeito por nada”. Ao que o Jornal A GUARDA apurou junto dos populares, as situações de vandalismo acontecem mais ao fim de semana. Deram conta de que houve novo acto de vandalismo na madrugada de segunda-feira, 16 de Setembro, com “a decapitação da representação da pastorinha Lúcia”.
“Para já a escultura vai ficar assim, para que as pessoas vejam o que está a acontecer, para darem conta da falta de respeito mesmo por peças religiosas”, adiantou o padre Carlos Lages. Garantiu que o monumento será recuperado “logo que possível” para lhe dar a dignidade da peça escultórica evocativa do centenário das aparições de Nossa Senhora em Fátima.
A peça vandalizada é feita em cobre e latão, tem a base revestida a granito e retracta três grandes elementos: “o milagre do sol, Nossa Senhora e Lúcia, e os dois pastorinhos santos, Francisco e Jacinta”.
Este projecto promovido pelas Paróquias da Sé e São Vicente foi inaugurado no dia 13 de Outubro de 2017 e teve um custo global de 35 mil euros, suportado com o apoio da comunidade local.