Concurso “Desenhar a moeda”


A sessão de apresentação da moeda “O Clima”, de Tiago Ferreira, aluno da Escola Carolina Beatriz Ângelo, decorreu esta segunda-feira, 13 de Março, na Câmara Municipal da Guarda. A moeda integra agora a colecção comemorativa do Plano Numismático da Imprensa Nacional Casa da Moeda de 2022, no âmbito do Concurso “Desenhar a moeda”, numa parceria do Município da Guarda e da Imprensa Nacional da Casa da Moeda.
“Sinto-me muito feliz e quero agradecer à Casa da Moeda, à Câmara Municipal, à minha Escola e ao meu professor por me terem dado esta oportunidade”, disse Tiago Ferreira depois de ter visto o desenho que tinha feito impresso numa moeda real de 5 euros. O aluno da Escola Carolina Beatriz Ângelo explicou que começou por “representar as alterações climáticas, fazendo o planeta, as cidades à volta e resultou”.
O presidente da autarquia referiu que “a moeda perdura no tempo e tem o condão de transmitir os nossos valores e conhecimento, de geração em geração, valorizando a nossa cultura, o nosso património e a arte”. Sérgio Costa considerou importante “valorizar esta iniciativa que tem como alvo a comunidade escolar”.
Lembrou que foram mais de 583 trabalhos apresentados para esta iniciativa, pelos alunos do concelho da Guarda. Aproveitou o momento para dar os parabéns a toda a Comunidade Educativa da Guarda “pela excepcional adesão a esta iniciativa sobre o clima”.
“Esta parceria foi um verdadeiro sucesso, que permitiu a muitos jovens, descobrir possibilidade de a moeda actuar como meio de expressão e cultura e, não apenas, pelo seu valor pecuniário”, considerou Sérgio Costa.
O administrador da Imprensa Nacional da Casa da Moeda, Alcides Gama, disse que foram cunhados 30 mil exemplares da moeda “O Clima”, na versão normal, e 2000 exemplares na versão com prata e plástico colorido em azul, verde e amarelo, como os ecopontos da reciclagem.
A Imprensa Nacional Casa da Moeda através do desafio proposto às escolas do segundo e terceiro ciclos do ensino básico do concelho da Guarda quis envolver os jovens no tema “mais urgente e até mesmo mais decisivo para a existência da própria espécie humana: o clima”.
“O Tiago transformou-se numa das figuras mais ilustres deste concelho”, considerou o ministro da Educação que presidiu à sessão de apresentação da moeda “O Clima”. Tiago Brandão Rodrigues anunciou que depois dos desafios feitos às escolas de Setúbal, Aveiro e Guarda, o concurso “Desenhar a Moeda” será agora lançado às escolas do Alto Minho, de Viana do Castelo e incidirá sobre o Alto Minho.
O concurso “Desenhar a Moeda” procura sensibilizar o universo escolar para a riqueza cultural, patrimonial e artística da moeda, valorizando-a como instrumento pedagógico e veículo de transmissão de valores e conhecimento entre gerações.