Projecto ocupa o pavilhão do Parque Municipal da Guarda


O Ministro da Solidariedade, Trabalho e Segurança Social, Pedro Mota Soares, esteve na segunda-feira, dia 27 de Julho, na cidade da Guarda, onde inaugurou o segundo contact center da Altice em Portugal, que está instalado no pavilhão do Parque Municipal, num espaço com cerca de 600 metros quadrados, onde anteriormente funcionou um call center da Adecco. O equipamento, instalado pela empresa Randstad, começou a funcionar com 42 trabalhadores, mas as previsões apontam para que possa gerar um total de 180 postos de trabalho quando estiver a funcionar em pleno.
O contact center é valorizado pelo presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, por reconhecer que “é um investimento que alavanca emprego para o futuro”, pois pode gerar um total de 180 postos de trabalho quando estiver a funcionar em pleno. Para o autarca, “a criação de emprego na nossa região é uma prioridade para o Município que continuará a desenvolver parcerias com empresas de forma a garantir o desenvolvimento da cidade da Guarda”.
José Miguel Leonardo, director-geral da Randstad Portugal, referiu que o projecto começou a funcionar com 42 trabalhadores e que mais 40 pessoas iniciaram naquele mesmo dia a sua formação. Pelas suas contas, no final do ano, estarão criados 115 postos de trabalho no segundo contact center da Altice em Portugal. O projecto tem capacidade para gerar “180 postos de trabalho a médio prazo, na Guarda”, adiantou. De acordo com o responsável, a parceria estabelecida “é uma excelente oportunidade para candidatos de diferentes faixas etárias, em zonas onde há um forte fluxo de emigração e de imigração, onde as pessoas apresentam um conjunto de competências necessárias para o desenvolvimento do projecto”.
O Ministro da Solidariedade, Trabalho e Segurança Social, Pedro Mota Soares, que presidiu à inauguração do equipamento da Guarda considerou que a criação de emprego é a “prioridade do Governo” e é o grande desafio que Portugal continuará a ter no futuro. “Emprego. Essa é a prioridade do Governo, porque é a grande preocupação dos portugueses”, disse o governante, referindo que é necessário “continuar a trabalhar para aproveitar todas as oportunidades” de “dar mais um posto de trabalho, de criar mais um emprego”. “Isso é o grande desafio que tivemos ao longo dos últimos quatro anos e que Portugal continuará a ter no futuro”, disse Pedro Mota Soares.
O Ministro referiu que a unidade inaugurada vem permitir a criação de emprego no Interior do país “onde muitas vezes é duplamente difícil ter estas mesmas oportunidades”. Por isso, considera “fundamental que todos, as Câmaras Municipais, os agentes privados, o Estado ao nível central possam trabalhar coordenados para aproveitar estas mesmas oportunidades”. No caso da Guarda, admitiu que foi muito importante o trabalho da Câmara Municipal, o trabalho de formação e de qualificação profissional que os serviços públicos de emprego fizeram, mas, acima de tudo foi muito importante ter conseguido “agarrar esta oportunidade para Portugal, porque provavelmente poderia ter ido para outras geografias, para outras latitudes”.
A Randstad tem em curso a campanha de recrutamento para os contact centers da Altice. A Randstad tem contact centers próprios, localizados em Lisboa, Porto, Braga, Vieira do Minho e Guarda.