Guarda


O Ministro-Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Poiares Maduro, esteve na segunda-feira, dia 8 de Setembro, na Guarda, onde inaugurou a nova linha de produção de caixas de velocidades da Daimler [FDCT (Front - Dual - Clutch - Transmission) - Daimler], da empresa SOCECIA, localizada no Parque Industrial.
O investimento, de cerca de 5,5 milhões de euros, apoiado por fundos comunitários, permitiu criar 54 novos postos de trabalho.
No discurso inaugural, Poiares Maduro referiu que a competitividade económica “é o grande desafio” do país e disse que empresas como a SODECIA “são fundamentais” para a transformação da economia nacional. A “grande parcela” dos próximos fundos comunitários vai ser para o apoio às empresas, para que sejam competitivas internacionalmente, disse. O governante referiu ainda que o país não pode ter “duas velocidades”, daí que é necessário aplicar uma “diferenciação positiva” a favor das regiões do Interior.
Já o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, destacou o facto de a empresa ter sido apoiada por fundos comunitários e ter criado novos postos de trabalho no concelho. Pelas indicações recebidas por parte da administração, a SODECIA criou 54 novos postos de trabalho, mas “prevê chegar aos 84”, disse o autarca.
A empresa SODECIA da Guarda tem actualmente 130 trabalhadores. Antes do projecto a unidade tinha 81 postos de trabalho. O novo projecto em si envolve a contratação de mais 54 empregados, que irá totalizar 135 operários. A contratação de mais estes 54 postos de trabalho representa um incremento de 67% em relação ao valor inicial, foi anunciado no dia da inauguração.
Segundo o representante da empresa, André Ferreira, a unidade instalou-se em 1988 na Guarda e produz componentes para a industria automóvel ao nível da suspensão, depósito de combustível, caixas de velocidade e carroçarias, entre outros.
O projecto inaugurado é, a todos os níveis, “um grande desafio” para a empresa, observou, dizendo que “queremos demonstrar que, na Guarda, somos tão competentes e competitivos como em qualquer parte do globo”.
O nascimento da SODECIA, em 2001, resultou da fusão da IACM (Indústria de Acessórios e Componentes Metálicos), criada em 1988, com a SIMG - Sociedade Industrial de Metalurgia da Guarda (criada em 1988).
A SODECIA é um grupo industrial que opera a nível mundial como fornecedor de serviços para o ramo automóvel, nomeadamente em produtos como chassis, powertrain e body in white. Actualmente a empresa está em 32 locais a nível mundial e possui unidades de negócio em 4 regiões do mundo: Europa, América do Sul, América do Norte e Ásia/Pacífico. Em 2013 facturou 566 milhões de euros e tem 4.744 trabalhadores em todo o grupo.
Tendo como prioridade uma melhor actuação no mercado, a nível de engenharia a SODECIA desenvolveu parcerias com as empresas Progress-Werk Oberkirch AG - Alemanha, VOLKE - Alemanha, MULTIMATIC - Canadá e L&W - EUA.
Em 2009, foi adquirido 50% do capital social do Grupo FSG Automotive, na Alemanha. Este grupo faz a produção de componentes de elevada precisão para sistemas de transmissões e sistemas de travões, nomeadamente, alavancas de velocidades, garfos de selecção e calços para travões. A tecnologia de produção aplicada vai desde corte fino a soldadura a laser, montagem e testes funcionais em linha.