Guarda


Movimento de Apoio à Saúde Materno Infantil do Distrito da Guarda vai novamente ser recebido pela Ministra da Saúde, Marta Temido, no dia 9 de Setembro, pelas 12.00 horas, no Ministério da Saúde, em Lisboa.
Esta segunda reunião tinha sido prometida na anterior, no dia 12 de Junho, para o Ministério da Saúde transmitir ao Movimento “o actual ponto situação, em relação á requalificação do Pavilhão 5”.
O Movimento de Apoio à Saúde Materno Infantil-Distrito da Guarda é um movimento de cidadãos do Distrito da Guarda, preocupados com o Serviço Materno Infantil e com o Hospital Sousa Martins da ULS da Guarda.
O Movimento lembra que há um projecto para a requalificação do pavilhão 5 (antigas urgências) onde nascerá um departamento com os serviços de Pediatria, Obstetrícia, Urgências Pediátricas, Urgências Obstétricas, Neonatologia e Ginecologia.
O Movimento pretende “um espaço digno, dedicado à saúde materno infantil onde se promova o melhor possível a saúde e bem-estar; para a mulher, para a mãe, para a criança, para o adolescente e para a família”. Nesse sentido pede que o projecto que existe, para a requalificação do pavilhão 5 seja concretizado. “Exigimos equidade de oportunidades de direitos ao acesso a serviços com condições de estruturas físicas dignas”, refere o Movimento.
Recorde-se que o Movimento de Apoio à Saúde Materno Infantil-Distrito da Guarda fez a sua apresentação pública no dia 1 de Dezembro de 2018. O Movimento considera que “o Distrito da Guarda e a ULS têm as melhores condições para acolher uma unidade de referência em cuidados de saúde da mulher e da criança”. Adianta que “está na altura de o Distrito da Guarda agarrar de novo a causa da sua maternidade, e com ambição, lutar pelos restantes serviços”.