Organização da Associação de Municípios da Cova da Beira e da Diputación de Salamanca


Nos dias 13 e 14 de Dezembro decorreu, em Salamanca, Espanha, a V edição da Feira Transfronteiriça ECORAIA, que foi visitada por mais de 20.000 pessoas. A iniciativa foi promovida pela Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB) em parceria com a Diputación de Salamanca, no âmbito do projecto VIP BIN SAL II, financiado pelo POCTEP - Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça entre Espanha e Portugal.
No dia 13 de Dezembro, aquando da inauguração da Feira ECORAIA, estiveram presentes o presidente da Diputación de Salamanca, Francisco Javier Iglesias García, o presidente da AMCB, José Manuel Biscaia, os presidentes dos Municípios da Beira Interior Norte e os deputados pertencentes ao círculo eleitoral da Guarda, entre outros. Na ocasião, o presidente da AMCB e o presidente da Diputación de Salamanca inauguraram a V Feira ECORAIA e agradeceram a presença de todas as entidades, expositores e visitantes. Os responsáveis também reforçaram a importância desta iniciativa para a região transfronteiriça BINSAL, frisaram sobretudo a oportunidade de mais uma vez darem a conhecer os produtos regionais de ambos os lados da fronteira.
O presidente da AMCB, José Manuel Biscaia, salientou que “esta iniciativa é de extrema importância para os produtores regionais, isto porque têm aqui a possibilidade de dar a conhecer a qualidade dos seus produtos, estabelecer novos contactos e vender o que de melhor se produz na região”.
Durante os dois dias da Feira houve muita animação com a Banda 2 Roll de Pinhel, o Rancho Folclórico Flor do Campo de Souropires, o Grupo Trovas da Beira de Pinhel e o Grupo de Concertinas de Safurdão que, com a sua música, cantares e boa disposição animaram os mais de 20.000 visitantes.
No final do certame, os 100 expositores presentes mostraram-se satisfeitos com a participação nesta V edição da Feira ECORAIA, onde estabeleceram contactos e, mais uma vez, comprovaram que os seus produtos são muito apreciados pelo público. No certame foram divulgados e comercializados vinhos, licores, azeites, mel, doçarias, pão, enchidos e frutos secos, entre outros produtos.