Sabugal


O ‘Sabugal Presépio’ – O Maior Presépio Natural é inaugurado esta sexta-feira, dia 2 de Dezembro, e pode ser visitado até ao dia 8 de Janeiro de 2023.
O evento é apresentado como uma marca identitária do concelho, através do qual o Município do Sabugal convida residentes e visitantes a deixarem-se envolver pelo espírito natalício e a surpreenderem os sentidos com a recriação do Presépio de Belém.
Com uma ocupação de cerca de 1.100 metros quadrados, o Presépio é construído com recurso a materiais recolhidos na natureza, tais como troncos de castanheiros, heras e musgos. Esta recriação contempla diversas cenas bíblicas relacionadas com a Natividade, a uma escala em que os visitantes se sentem como parte integrante do mesmo.
A inauguração do ‘Sabugal Presépio’ está marcada para o dia 2 de Dezembro, sexta-feira, às 17.00 horas, a partir do Largo da Fonte. O programa do primeiro dia contempla uma parada de Natal pela Superpipoca Produções, animação musical com a Banda às Riscas e concerto pelo Coro Génesis. É também a partir dessa sexta-feira que o Sabugal se ilumina com as luzes natalícias.
Na Rua 5 de Outubro volta a estar patente uma exposição de sensibilização ambiental, desta vez intitulada ‘A Magia do Natal é com Presépios no Sabugal’, uma mostra de trabalhos, elaborados a partir de materiais naturais e reciclados, da Comunidade Escolar e IPSS do concelho.
Este ano, o ‘Sabugal Presépio’ tem mais um atractivo, um Carrossel Parisiense, instalado no Largo da Fonte.
O Mercadinho de Natal, uma exposição e venda de produtos e de artesanato local, promovido pela ADES – Associação Empresarial do Sabugal, tem lugar no Largo do Castelo.
A programação do ‘Sabugal Presépio’ integra várias actuações musicais, apresentação de peça de teatro, demonstração de Hip-Hop, animação itinerante, actividades para os mais novos e muito mais.
A Câmara Municipal e a ADES voltam a promover a iniciativa ‘Montras de Natal’, com o principal propósito de dinamizar o comércio local, destacando a criatividade dos comerciantes sob a temática central dos elementos naturais.
Para dar as boas-vindas a 2023, o Sabugal vai ser palco de uma festa de passagem de ano e as cinco vilas medievais – Alfaiates, Sabugal, Sortelha, Vila do Touro e Vilar Maior – iluminam-se com espectáculos pirotécnicos.