A equipa do Magic Key, uma empresa spin-off do Instituto Politécnico da Guarda, desenvolveu uma nova aplicação para telemóveis Android destinada a pessoas idosas e que apresentem algum grau de demência.


Esta aplicação facilita a utilização do telemóvel e funciona igualmente como localizador GPS. Com a designação de “+Fácil”, a utilização do smartphone por parte das pessoas idosas bastante é muito facilitada.
A referida ferramenta informática, para além de facilitar a utilização do telemóvel, integra “um sistema de geolocalização que permite não só que a pessoa possa facilmente fazer um pedido de auxílio com o envio das suas coordenadas GPS, como permite que números autorizados possam solicitar a sua localização”, como deu a conhecer Luis Figueiredo, responsável pelo Projeto Magic Key, sediado no Instituto Politécnico da Guarda. A aplicação ‘+Fácil’ foi desenvolvida pelo projeto Magic Key, em colaboração com alunas do curso de Design do IPG, que fizeram a parte gráfica.
A Magic Key vai vender a aplicação como um pacote, que inclui telemóvel e assistência técnica sem limite de prazo. Recorde-se que disponibiliza também outras aplicações como MagicEye, MagicKeyBoard, MagicHome, MagicKey, MagicSwitch, MagicWatch, MagicWheelChair, MagicJoystick e MagicPhone.
A nova aplicação “+Fácil” está a ser apresentada na Feira Portugal Maior, desde ontem, dia 3, até a 07 de dezembro, na FIL.