Política


O arqueólogo Luís Miguel Luís, de 43 anos, é o primeiro candidato da CDU às eleições para a Assembleia da República de 2015 pelo círculo eleitoral da Guarda. O candidato é investigador e divulgador da arte rupestre do Parque Arqueológico do Vale do Côa e é membro da Direcção da Organização Regional da Guarda do PCP.
Na conferência de imprensa de apresentação do cabeça de lista da CDU, realizada no dia 25 de Junho, o candidato referiu que “a candidatura da CDU distingue-se de todas as outras por não ser uma candidatura de personalidades”. “Embora me apresente aqui como o primeiro nome da lista, a força da CDU está nas propostas que apresentamos aos eleitores de uma política alternativa, patriótica e de esquerda”, referiu.
Luís Miguel Luís disse que o distrito da Guarda “conhece bem os resultados desastrosos da política de direita do governo PSD/CDS-PP”. “Aqui temos vindo a sofrer com a destruição do aparelho produtivo nacional, nomeadamente ao nível do extermínio da pequena e média agricultura familiar, das crescentes dificuldades impostas às micro, pequenas e médias empresas, e ao comércio, nomeadamente por via do aumento brutal do IVA, dos despedimentos colectivos, falências e insolvências da indústria têxtil, do calçado, lanifícios, automóvel e construção civil. Aqui temos sofrido com a destruição das funções sociais do Estado e o encerramento de serviços públicos, situação agravada num distrito marcado pela interioridade e envelhecimento da sua população. Aqui temos sofrido as consequências da política de direita, com o aumento brutal do desemprego e uma vaga de emigração que já não se via desde a década de 60 do século passado”, afirmou. Disse ainda que as forças que compõem a coligação PCP-PEV “têm estado com as populações na linha da frente da resistência e da luta” contra os encerramentos de postos de saúde, escolas e tribunais, contra as portagens na A23 e 25, pela reabertura da linha da Beira Baixa e do troço Pocinho-Barca d’Alva, contra a extinção das freguesias.
Pedro Branquinho é o mandatário da candidatura da CDU no distrito da Guarda.