Unidade Local de Saúde da Guarda


O Laboratório de Saúde Pública (LSP) da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda, completou, a 17 de Março, o primeiro ciclo de acreditação (2011/2015), com a emissão do novo anexo técnico L-0570 pelo IPAC (Instituto Português de Qualidade), tendo presentemente 21 parâmetros acreditados de análises de água.
Trata-se do único laboratório de saúde pública acreditado pelo IPAC na Região Centro e presta serviço no âmbito da vigilância em saúde pública e apoio às actividades da autoridade de saúde em toda a área de abrangência da ULS da Guarda. Realiza as análises dos programas implementados pela USP no âmbito dos programas nacional e local de promoção da alimentação saudável. Presta serviços a clientes externos, quer no distrito quer fora da sua área geográfica, pela realização de análises para o cumprimentos dos programas de controlo de qualidade das águas nos Estabelecimentos Termais, nas Fábricas de Engarrafamento de Águas Minerais Naturais e de Nascente, em piscinas públicas e privadas e em estabelecimentos industriais da área alimentar. Realiza também análises de água de consumo humano para particulares.
As análises dos programas da vigilância em saúde pública da ULS de Castelo Branco, do ACES da Cova da Beira e do ACES Dão Lafões são realizadas pelo LSP da Guarda mediante protocolos de prestação de serviços estabelecidos entre as várias entidades e o laboratório.