Tomada de posse no Tribunal da Guarda


O juiz Júlio Gantes da Costa, um dos juízes expulsos de Timor, tomou posse, na tarde de quarta-feira, dia 7 de Janeiro, como juiz na Comarca da Guarda. A cerimónia de tomada de posse decorreu nas instalações do Tribunal da Guarda. No final do acto, apesar da insistência dos jornalistas, Júlio Gantes da Costa, não prestou declarações.
Refira-se que antes de ir para Díli (Timor Leste), o juiz que agora regressou à Comarca da Guarda, estava afecto ao Tribunal de Trabalho da Guarda.
Como foi noticiado, se permanecesse em Díli, Júlio Gantes teria começado a julgar o caso de uma série de investigações sobre corrupção no executivo liderado por Xanana Gusmão e que levaria ao banco dos réus a Ministra das Finanças timorense, Emília Pires, acusada de gestão danosa e de participação económica em negócio. A primeira sessão do julgamento da Ministra estava marcada para o dia em que Xanana Gusmão mandou publicar a ordem de expulsão dos juízes e magistrados portugueses no Jornal da República. Tal como o juiz Júlio Gantes da Costa, os restantes magistrados expulsos daquele país estariam a investigar casos de corrupção contra pelo menos 8 Ministros de Timor Leste. Outro dos temas que estaria a ser investigado era o contencioso entre Timor Leste e empresas petrolíferas, em que estas pedem indemnizações ligadas à exploração petrolífera.