Comemorações do 112.º aniversário do Jornal A GUARDA


O vereador do pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Guarda, Victor Amaral, considerou na terça-feira, dia 17 de Maio, que o Jornal A GUARDA, que comemorou 112 anos de existência no dia 15, é “um marco” na imprensa regional do país. “O Jornal A GUARDA é um marco na imprensa regional portuguesa”, disse o autarca na sessão de apresentação do livro “Imagens da Fé - Percursos iconográficos, teológicos e pastorais”, da autoria do Bispo Coadjutor de Beja, D. João Marcos, que integrou as comemorações do 112.º aniversário do Semanário Católico Regionalista. Na cerimónia de apresentação do livro editado pela Paulus, realizada naquele dia na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, o vereador Victor Amaral referiu ainda que 112 anos é “uma bonita data”, que merece ser referida, “de um jornal que tem um papel importante” na Guarda, no concelho e também na região. O vereador sublinhou ainda a importância do semanário na consolidação da História da Guarda e referiu que a passagem de 112 anos é “um marco importante”.
Na mesma sessão, o director do jornal, cónego Cunha Sério, deu as boas vindas aos presentes e rejubilou-se pela passagem de mais um aniversário do semanário que dirige. Por sua vez o director da Editora Paulus, padre José Carlos, disse que para a editora era “uma grande honra” poder associar-se aos 112 anos do Jornal A GUARDA com a apresentação de uma obra “de excelência como é esta de D. João Marcos”. “A beleza deste livro está não apenas nas imagens, mas também no texto”, declarou.
O Bispo da Guarda, D. Manuel Felício, disse na sua intervenção que o livro de D. João Marcos é “um contributo muito importante para a cultura e para a fé”. “A nossa fé não é uma questão só de ideias, é um caminho de afectos também e, nós, aqui, podemos fazer um percurso de afectos e de arte, porque Deus revela-se na beleza”, afirmou. Depois, dirigindo-se ao autor, disse: “Muito obrigado por este presente à Igreja e nós, na Diocese da Guarda, podemos apreciar por dentro esta oferta suculenta que nos vai fazer crescer na fé”. Seguidamente, o Bispo D. João Marcos fez uma explicação sobre os quadros referidos na sua obra que estão em várias igrejas nacionais, indicando que no livro “estão apenas 14”. “Há outras coisas, mas não havia espaço para tudo”, rematou. Seguiu-se a apresentação da história do livro pelo padre Ricardo Figueiredo, organizador da obra. Também estiveram presentes na sessão, entre outros, D. António Vitalino, Bispo de Beja, o Vigário Episcopal para o Clero da Diocese da Guarda, padre António Luciano, vários padres da Diocese, representantes de Agências de Viagens e os colaboradores do Jornal A GUARDA.
O livro “Imagens da Fé - Percursos iconográficos, teológicos e pastorais” tem prefácio do Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.
Está à venda na Casa Veritas.