Iniciativa decorre nas cidades de Fátima e da Guarda


Os Workshops Internacionais de Turismo Religioso comemoram, este ano, o 10º aniversário e decorrem em Fátima e na Guarda, entre os dias 22 e 28 de Junho. A iniciativa tem a Jordânia como destino convidado e é dirigida em específico ao sector do turismo, nomeadamente do turismo religioso e de peregrinação.
A décima edição dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso (IWRT), que vai decorrer em Junho, terá a Jordânia como destino convidado.
Uma delegação da Jordânia estará em Portugal para apresentar este país árabe localizado no Médio Oriente na manhã do dia 23 de Junho, às 10.00 horas, durante a conferência que segue a Sessão de Abertura dos IWRT, no Centro Pastoral de Paulo VI, em Fátima.
A Jordânia tem como como capital a cidade de Amã, o árabe como língua oficial e o inglês como principal língua estrangeira. Conta com uma população superior a 10 milhões de habitantes, de acordo com dados de 2020 (Banco Mundial e Organização das Nações Unidas). Embora seja um país maioritariamente muçulmano, existem minorias cristãs e judias, que convivem umas com as outras na base do respeito. Em 2008, a República Portuguesa celebrou um Acordo de Cooperação no Domínio do Turismo com o reino Hachemita da Jordânia a 23 de Julho, no qual está expresso que “as partes incentivarão o intercâmbio de experiências nos domínios do turismo de saúde e de lazer, para além do turismo religioso como meio de conhecimento cultural mútuo”.
A organização pretende que a Jordânia se dê a conhecer aos participantes nos Workshops Internacionais de Turismo Religioso mas também quer dar a conhecer Portugal á delegação da Jordânia.
Os dados estatísticos do INE (Abril 2022), referem que em 2017, foram registadas, em Portugal, 6 673 dormidas de turistas da Jordânia, 7 452 dormidas em 2018 e 8 598 dormidas em 2019. Na região Centro, os números seguiram a mesma tendência de crescimento, com 268 dormidas em 2017, 310 dormidas em 2018 e 334 dormidas em 2019.
Recorde-se que, desde 2018 os Workshops Internacionais de Turismo Religioso contam com a presença de um destino convidado, seleccionado pela Organização em resposta às manifestações de interesse recebidas (em 2018 Israel; em 2019 a Hungria; em 2020 o Rio de Janeiro).
Os Workshops Internacionais de Turismo Religioso, que este ano comemoram o 10º aniversário, têm iniciativas agendadas para as cidades de Fátima e da Guarda, entre os dias 22 e 28 de Junho, dirigidas em específico ao sector do turismo e em concreto do turismo de religioso e de peregrinação.
A sessão de abertura e a conferência inaugural são abertas à participação de todos os interessados e acontecem na manhã do dia 23 de Junho com início pelas 9.00 horas.