Com o projecto “Hydroponic Evolution Farm”


O Politécnico da Guarda foi distinguido no Concurso Nacional Poliempreende 2019 com o projecto “Hydroponic Evolution Farm”. Este projecto quer tornar a alimentação saudável acessível ao maior número de pessoas, de forma sustentável. O concurso para estimular o empreendedorismo no ensino superior politécnico decorreu em Tomar e envolveu institutos de todo o país.
O projecto “Hydroponic Evolution Farm”, desenvolvido por alunos do Instituto Politécnico da Guarda – IPG, foi premiado do Concurso Nacional do Poliempreende, uma competição criada pelos Institutos Politécnicos e Escolas Superiores. A 16ª edição decorreu no Instituto Politécnico de Tomar e teve a concurso 21 projectos que as instituições de ensino superior tinham selecionado nas suas regiões como ideias vanguardistas para negócios.
O “Hydroponic Evolution Farm” promove o cultivo em Hidroponia – técnica de cultivar plantas sem solo – da “pastinaca sativa”, normalmente conhecida como cherovia. O resultado final é a produção de um legume de alta qualidade, avaliado como tendo “excelente sabor e aspecto”.
“Este prémio é o reconhecimento da criatividade, do espírito empreendedor e da qualidade do trabalho desenvolvido pelos nossos estudantes”, afirma Joaquim Brigas, presidente do IPG. E acrescenta: “É também um grande incentivo à participação dos alunos e docentes nas iniciativas de criação de ideias de negócio.”
“O “Hydroponic Evolution Farm” pretende ajudar a tornar a alimentação mais saudável, ao mesmo tempo que se evita a degradação de solos e do ambiente”, afirma Rute Abreu, coordenadora do Poliempreende Guarda e também professora do IPG. O projecto está concebido por forma a facilitar o trabalho de colheita, permitindo a produção à medida e “fora de época”. Reduzir doenças, permitir a adição de nutrientes e evitar a degradação de solos são outros objectivos. O “Hydroponic Evolution Farm” foi distinguido com terceiro prémio do concurso e irá receber 3.000 euros para ajudar à concretização do negócio. O prémio é patrocinado pela Ordem dos Contabilistas Certificados.
O projecto foi desenvolvido na unidade curricular de Sustentabilidade e Gestão da Responsabilidade Social pelos alunos Tiago Andrade, Pedro Gaspar e Joana Rodrigues.
O Instituto Politécnico da Guarda adianta que este prémio salienta a importância dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentado – ODS das Nações Unidas e, em particular, o do Emprego Digno e do Crescimento Económico (ODS 8), o da Indústria, Inovação e Infraestrutura (ODS 9), o das Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11), o da Fome Zero (ODS 2), o da Boa Saúde e Bem-Estar (ODS 3) e o da Água Limpa e Saneamento (ODS 6). A conjugação destes ODS faz com que o “Hydroponic Evolution Farm” seja um contributo relevante para “tornar a alimentação saudável e acessível ao maior número de pessoas e de forma sustentável”.
Os projectos empreendedores foram defendidos nos dias 12 e 13 de Setembro, em apresentações de 10 minutos de exposição seguidos de 20 minutos de interpelações feitas pelo júri do concurso.
O primeiro prémio foi atribuído ao Instituto Politécnico do Porto com o projecto Bully Ban, uma ferramenta que visa minimizar os problemas associados ao bullying. O segundo prémio foi arrecadado pelo Politécnico de Leiria com o projecto CBmeter, uma nova tecnologia para ajudar no diagnóstico de doenças. Já o projecto do Politécnico de Santarém recebeu o Prémio Inovação. A Universidade das Ilhas Baleares (Espanha) foi distinguida com o Prémio Internacionalização.