Iniciativa do Centro Nacional de Cibersegurança


O Centro Nacional de Cibersegurança escolheu o IPG - Instituto Politécnico da Guarda para realizar acções de sensibilização sobre a segurança informática na Guarda, dirigida aos membros da administração pública, operadores de infra-estruturas críticas, operadores de serviços essenciais e prestadores de serviços digitais. Estiveram presentes nas sessões do “Roadshow Nacional 2022”, nos dias 28 e 29 de Março, vários responsáveis pela segurança digital de autarquias, de hospitais e de empresas privadas.
Durante as sessões foi realizado um enquadramento do regime jurídico da segurança do ciberespaço e indicadas as obrigações das entidades, como a escolha de um contacto permanente, de um responsável de segurança, definição de um plano de segurança e de inventário de activos, análise dos riscos e implementação dos requisitos de segurança.
O Presidente do IPG, Joaquim Brigas considera que “numa altura em que a cibersegurança é uma das maiores preocupações das organizações, é importante que os quadros das instituições da região conheçam as estratégias do CNCS para elevar o nível de segurança digital”.
António Rio Costa, consultor do departamento de Desenvolvimento e Inovação do Centro Nacional de Cibersegurança, disse que o Roadshow Nacional constitui uma oportunidade de aproximação do Centro Nacional de Cibersegurança com as entidades locais e regionais, aproveitando a iniciativa para dar conta de que o presente regime jurídico do ciberespaço, mais que um instrumento legal, deve ser uma oportunidade para o caminho da maturidade das organizações na área de Cibersegurança.
O Centro Nacional de Cibersegurança tem por missão contribuir para que cidadãos e empresas usem o ciberespaço de uma forma livre, confiável e segura. Nesse sentido, está a realizar um Roadshow Nacional 2022 que capacita instituições de ensino e culturais de todo o país para que cumpram o regime jurídico da segurança do ciberespaço.