Workshop Internacional de Turismo Religioso


A presidente da Associação Empresarial Ourém – Fátima (ACISO) faz um balanço “extremamente positivo” do X Workshop Internacional de Turismo Religioso (IWRT) que decorreu em Fátima e também passou pela Guarda.
“É um balanço extremamente positivo porque o evento tem tido uma adesão cada vez maior e com grande projecção internacional”, disse Purificação Reis.
Ao longo de dois dias, operadores turísticos (122 Hosted buyers; 123 suppliers e 41 expositores) oriundos dos mais variados locais do planeta estiveram reunidos em Fátima para reflectir e dialogar sobre turismo religioso que este ano teve como convidado especial a Jordânia.
Com “enorme relevância” neste sector do turismo, Purificação Reis realça que “há uma procura cada vez maior de empresários internacionais” para participar no IWRT.
A comemorar o décimo aniversário, este evento internacional ficou também marcado pela oferta de uma imagem de Nossa Senhora de Fátima “coberta com um Manto de Esperança”.
“Nos tempos conturbados que vivem esta mensagem de paz e amor assume particular importância e o manto em burel, coberto de pombas, também elas símbolo de paz”, disse a
Responsável da Associação Empresarial Ourém – Fátima.
A imagem foi produzida em Fátima e oferecida por uma das fábricas de estatuária religiosa locais, a Pereira, Silva & Reis, Lda.  O manto, em burel, foi produzido e oferecido pela Burel Factory, com sede em Manteigas. No manto foram bordadas pombas, símbolo dos IWRT e da Paz, com as bandeiras dos países participantes nos IWRT, também a mostrar a dimensão internacional deste evento. “Este manto especial, a que demos o nome de Manto de Esperança simboliza a esperança num mundo melhor a esperança de um mundo onde reine a Paz e o Amor”.
O IWRT é um evento com um “elevado grau de internacionalização e durante estes 10 anos marcaram presença no evento 61 diferentes países de todos os continentes”.
Apesar dos condicionalismos provocados pela pandemia, o turismo religioso “está em crescendo”.
No encontro foi também apresentada a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que decorre em Lisboa, entre 1 e 6 de agosto de 2023
A sessão de abertura da décima edição do Workshop Internacional de Turismo Religioso (WIRT) que decorreu nos dias 23 e 24 de Junho em Fátima e nos dias 24, 25 e 26 de Junho, na Guarda, foi presidida pela secretária de Estado do Turismo, Rita Marques e contou com a presença, entre outros, do presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa.
A iniciativa juntou ao Turismo Católico de Fátima, o Turismo de Herança Judaica, na Guarda. O Workshop da manhã do dia 25 de Junho decorreu na Galeria de Arte do Teatro Municipal da Guarda.
Os WITR são organizados pela ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima, contando com o apoio do Programa Operacional Regional do Centro, da Câmara Municipal de Ourém, Câmara Municipal da Guarda, Turismo do Centro e Turismo de Portugal.