Guarda


A Câmara Municipal da Guarda iniciou na segunda-feira, dia 2 de Fevereiro, as obras de Remodelação do Caminho Municipal 1166 - Estrada do Barracão e de melhoria das acessibilidades em 13 ruas da cidade da Guarda. A Assinatura Pública dos Contratos e Consignação das Empreitadas das duas obras, que custam cerca de meio milhão de euros e têm um prazo de execução de 150 dias, decorreu no domingo, dia 1 de Fevereiro, nas Piscinas Municipais da Guarda. As intervenções pretendem melhorar as acessibilidades no interior da cidade e também a ligação desta com a localidade de Barracão, que pertence à Freguesia de Panóias. Em relação à Estrada do Barracão, que faz a ligação com o Bairro de Nossa Senhora dos Remédios, a intervenção prevê, entre outras benfeitorias, o alargamento da via existente, a pavimentação e a construção de uma ponte.
Na área urbana da cidade serão feitas treze intervenções em diversas ruas que se encontram em mau estado. Em termos globais, serão feitas obras de pavimentação, criação de passeios, intervenções pontuais na rede de águas pluviais, pintura viária e passadeiras.
Na sessão de Assinatura Pública dos Contratos e Consignação das Empreitadas das duas obras, o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, referiu que as vias que vão ser intervencionadas “são estradas urbanas que são terceiro-mundistas e quem não tem culpa são os habitantes, os transeuntes, as pessoas”. O seu estado actual é “inadmissível numa cidade capital de distrito”, acrescentou. O autarca lembrou que as obras agora iniciadas são o resultado de “um trabalho de formiga” intenso e que não prometeu nenhuma estrada durante a campanha eleitoral. Referiu que o novo quadro comunitário europeu “não tem um euro para alcatrão”, mas pretende avançar com candidaturas ao overbooking para obter verbas que ainda restam do antigo quadro comunitário de apoio. Para tal, em finais de Fevereiro estas duas obras têm que estar com uma taxa de execução de 20% e têm que ficar concluídas até ao dia 30 de Junho. “A diferença é custarem no final 75 mil euros à Câmara ou 500 mil”, disse, assumindo que se as candidaturas forem aprovadas, talvez seja possível, “em 2016 ou 2017” realizar obras nas estradas municipais das Freguesias da Ramela e do Marmeleiro, “que é da mais elementar justiça que sejam feitas”. “Entre 75 mil euros e meio milhão vai a diferença toda para fazer outras estradas e outros eventos”, rematou Álvaro Amaro.
Ainda em relação à Estrada do Barracão, o presidente da Junta de Freguesia de Panóias, Jacinto Dias, mostrou-se satisfeito por a obra ser realizada, por corresponder a uma reivindicação antiga dos habitantes. Segundo o autarca aquela via é “extremamente importante para as pessoas” da Freguesia e “para a economia local”. “Durante muitos anos foi promessa em todas as eleições autárquicas e nunca se realizou”, disse Jacinto Dias.
Devido às obras de requalificação daquela via, a Câmara Municipal da Guarda emitiu um comunicado onde informa que durante a sua realização, a mesma estará interdita ao trânsito, excepto para os moradores. Em alternativa, os condutores, no sentido Barracão - Guarda podem utilizar o Caminho Municipal 1167 ou a Estrada Nacional 233 (estrada do Sabugal) e no sentido Guarda - Barracão a estrada da Pocariça ou a Estrada Nacional 233 (estrada do Sabugal). A autarquia solicita “especial atenção para a sinalização no local e a compreensão de todos para os eventuais constrangimentos”.