Evento decorreu na Alameda de Santo André


O Guarda Wine Fest vai regressar à Guarda, à Alameda de Santo André, em 2023, de 14 a 16 de Julho. A garantia foi deixada por Sérgio Costa, presidente a Câmara Municipal da Guarda, no final da primeira edição que decorreu, de 15 a 17 de Julho, na Alameda de Santo André, na Guarda.
A sessão de abertura, no primeiro dia do certame, contou com presença da Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, do Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Sérgio Costa, do Presidente da CVR da Beira Interior, Rodolfo Queirós, do Presidente da CVR do Dão, Arlindo Cunha, e do Presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, Gilberto Igrejas.
Na sessão, o município da Guarda recebeu a placa e a bandeira de adesão à Associação de Municípios Portugueses do Vinho.
De acordo com a organização passaram pelo evento, ao longo dos três dias, “mais de 10 mil os visitantes”.
Na sessão de abertura, Sérgio Costa deu conta que no âmbito do Plano Nacional de Regadios, a Câmara Municipal da Guarda reivindicou a construção de regadios nas ribeiras de Massueime e das Cabras, na zona de Luzelo, a extensão do regadio da Cova da Beira à zona sul do concelho e o regadio para o vale do Mondego.
Rodolfo Queirós, Presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior, referiu que o Guarda Wine Fest foi organizado em tempo recorde mas que resultou num projecto diferenciador e com muitas potencialidades.
No evento, que contou com 40 produtores de vinho Beira Interior, Dão e Douro, também houve gastronomia com a participação dos restaurantes  D’sigual Wine House Wine House e Pensão Aliança e sessões de cozinha ao vivo com os chefes Diogo Rocha, chefe restaurante estrela Michelin Mesa de Lemos e Cristina Manso Preto, autora de diversos livros de receituário prático.
A música esteve a cargo da fanfarra NemFáNemFum, Swing Station, John Pizzarelli e os Carioca de Limão.
Durante o evento, o enólogo Tiago Macena e o sommelier da Revista de Vinhos, Rodolfo Tristão falaram sobre vinhos.
No segundo dia, numa iniciativa integrada no Guarda Wine Fest, algumas confrarias báquicas, gastronómicas e enogastronómicas, acompanhadas pela Banda Filarmónica de Famalicão da Serra, desfilaram entre a Praça Luís de Camões e a Alameda de Santo André.
O evento é promovido pelo Município da Guarda e pela Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior. A edição do próximo ano, a segunda do Guarda Wine Fest, será de 14 a 16 de Julho de 2023, na Alameda de Santo André.