Actividades realizam-se entre 6 e 10 de Junho
Guarda engalanada para receber comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

A cidade da Guarda está engalanada para receber as comemorações do 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que começam na sexta-feira, dia 6, com actividades militares complementares da Marinha, do Exército e da Força Aérea, no Parque Urbano do Rio Diz. O ponto alto das comemorações será nos dias 9 e 10 de Junho, já com a presença do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva. Vão incluir, além de uma cerimónia militar e de uma sessão solene, um almoço com personalidades que se destacaram no último ano, a inauguração de uma Exposição de Arte Moderna e Contemporânea - Colecção António Piné e uma prova desportiva, entre outras actividades.
O programa divulgado pela Presidência da República indica que a primeira iniciativa terá lugar no dia 9, pelas 10.00 horas, com a cerimónia do içar da bandeira nacional na Praça Luís de Camões. Pelas 10.30 horas, no Jardim José de Lemos, haverá uma homenagem aos Combatentes da Grande Guerra. Nos Paços do Concelho da Guarda, às 10.45 horas terá lugar o descerramento de uma placa alusiva, seguindo-se, às 11.00 horas, a Sessão Solene de Boas Vindas da Câmara Municipal da Guarda.
Pelas 13.15 horas, no Antigo Paço Episcopal, o Presidente da República terá um encontro com personalidades que, no último ano, se destacaram no âmbito das suas actividades profissionais, seguido de almoço. O programa prossegue no Museu da Guarda, pelas 15.00 horas, com a inauguração da Exposição de Arte Moderna e Contemporânea - Colecção António Piné. Aníbal Cavaco Silva segue depois para Vale de Estrela onde, às 15.50 horas, visita a fábrica COFICAB - Companhia de Fios e Cabos, Lda. Pelas 16.40 horas, o Presidente da República estará na Rotunda dos 5 F (rotunda da Ti Jaquina), para proceder ao descerramento de uma placa e assistir à partida de uma prova desportiva. Pelas 18.45 horas estará de regresso ao Museu da Guarda para uma Sessão de Cumprimentos do Corpo Diplomático acreditado em Portugal. No Antigo Paço Episcopal, pelas 20.00 horas, será servido um jantar oferecido pelo Presidente da República por ocasião das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
No dia seguinte, 10 de Junho, no Parque Urbano do Rio Diz terá lugar, pelas 10.15 horas, a Cerimónia Militar comemorativa do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Pelas 12.00 horas, no Teatro Municipal da Guarda começa a Sessão Solene Comemorativa do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. O programa termina pelas 13.30 horas, com um almoço oferecido pelo presidente da Câmara Municipal da Guarda, nas instalações do NERGA - Núcleo Empresarial da Região da Guarda.
O presidente da Câmara da Guarda, Álvaro Amaro, referiu no final da última reunião do executivo, que a realização das comemorações oficiais do 10 de Junho na cidade é um “momento alto para a Guarda” e contribuirá para a sua projecção no exterior. Segundo o autarca, a Guarda terá que “saber aproveitar ao máximo” as oportunidades no âmbito dos dois vectores definidos pelo seu executivo: aumentar o poder de atracção e estimular a economia local. “É um grande momento, acho que o devemos aproveitar ao máximo”, disse, lembrando que também é importante do ponto de vista económico, pois as unidades hoteleiras da cidade e da zona envolvente estão esgotadas “há muito tempo”.