Turismo


Nos dias 3, 4 e 5 de Outubro vai ser apresentado ao público o projecto final da requalificação e extensão da Grande Rota (GR) do Vale do Côa. Para o efeito, a entidade promotora, a Associação de Desenvolvimento Territórios do Côa, com sede em Almeida, pretende proporcionar um conjunto de actividades de fruição deste novo equipamento ao dispor de turistas e visitantes.
Para os três dias do programa estão previstos passeios de BTT e caminhadas por trilhos previamente preparados ao longo da GR e acompanhando o sentido do Rio Côa, de Sul para Norte. Segundo a organização, “serão dias de autêntico deleite da Natureza, que culminam junto ao Museu do Côa, que para além de uma imponente obra arquitectónica representa o património mundial classificado pela UNESCO - a Arte Rupestre do Vale do Côa”.
A GR do Vale do Côa assume “relevância no posicionamento da oferta turística da região, pelo carácter inovador, lúdico e desportivo que desempenha”, é referido. Com uma sinalética identitária e artesanal, contempla informação relevante acerca dos percursos, bem como painéis interpretativos de pontos de interesse da região do Vale do Côa. O projecto abrange 5 concelhos - Sabugal, Almeida, Pinhel, Figueira de Castelo Rodrigo e Vila Nova de Foz Côa -, num total de 215 km de extensão.
A Territórios do Côa acredita que o êxito deste projecto “dependerá fortemente da consolidação da rede de parceiros e, mais ainda, da capacidade de alargar essa rede a outras entidades, públicas ou privadas”.
Para além dos Municípios, a organização das actividades previstas para os dias 3, 4 e 5 de Outubro conta com o apoio do grupo de BTT de Almeida, da associação FCR Bike Adventure e da Associação Transumância e Natureza.
No dia 3 de Outubro será também assinado o protocolo de parceria para a manutenção e dinamização futura da GR do Vale do Côa, com os 5 municípios abrangidos: Sabugal, Almeida, Pinhel, Figueira de Castelo Rodrigo e Vila Nova de Foz Côa. Os passeios de BTT e pedestre têm arranque previsto pelas 8.30 horas do dia 3, com a garantia dos reabastecimentos e o apoio logístico da organização. No dia 5, o encerramento do programa está previsto para as 17.30 horas.
As inscrições deverão ser formalizadas através do preenchimento do formulário disponível em www.valedocoa.pt, onde poderão também consultar os percursos diários e a informação detalhada sobre esta iniciativa.
 O programa enquadra-se no cumprimento dos objectivos previstos no âmbito da valorização turística da região de influência do Vale do Côa e bem assim da afirmação do seu potencial, ao abrigo da Estratégia de Eficiência Colectiva PROVERE Turismo e Património no Vale do Côa.