Guarda


O Gabinete de Apoio ao Munícipe (GAM) da Câmara Municipal da Guarda, que começou a funcionar no dia 9 de Setembro, no rés-do-chão do edifício dos Paços do Concelho, junto ao balcão único, atendeu 74 pessoas no primeiro mês de funcionamento, deu a conhecer o presidente da autarquia no final da última reunião do executivo, realizada na segunda-feira, dia 13 de Outubro. Álvaro Amaro adiantou que o GAM atendeu 74 pessoas que ali foram tratar de assuntos relacionados com obras particulares, obras municipais, de acção social e de educação e referiu que “50% destes assuntos foram imediatamente resolvidos”. “Os outros 50% estão a aguardar essa solução, mas com essa pressão do GAM. Este gabinete vai ele próprio também servir de impulsionador e de ajuda à responsabilidade de uma resposta mais rápida quer por parte dos técnicos, do Chefe de Divisão e naturalmente dos eleitos”, referiu. Acrescentou que a partir de Janeiro a autarquia vai “instituir também regras, apertar a malha, em termos da resposta a todos os projectos com um sistema que vamos estabelecer internamente, porque quando nós chegámos aqui à Câmara, havia de processos, quer de obras particulares, de obras municipais, quer do sector da educação e do ensino, à volta de 2.000 processos sem resposta ou com respostas em atraso”. “Convenhamos, e foi, de resto, a constatação desse facto que também me motivou, não apenas, mas motivou, a acelerar a instituição desse Gabinete de Apoio ao Munícipe. De maneira que a nossa meta é que, até ao primeiro semestre do próximo ano, nós tenhamos aqui uma recuperação muito grande quer dos que estavam em atraso, como aliás está a acontecer, quer naturalmente daqueles que são apresentados já neste mandato”, observou o autarca.
O GAM foi criado pelo executivo liderado por Álvaro Amaro “a pensar nas necessidades e expectativas dos munícipes da Guarda e de todos os cidadãos que, por motivos pessoais ou profissionais, se relacionam com a autarquia”. Tem por objectivo trabalhar em articulação com os restantes serviços autárquicos, oferecendo uma resposta competente, rápida, adequada e personalizada às questões e pedidos dos munícipes, contribuindo para uma melhoria contínua da qualidade dos serviços da autarquia.
O GAM tem um atendimento personalizado, quer presencial quer telefónico, por correio electrónico ou carta e também um encaminhamento de todas as solicitações recepcionadas para os serviços competentes. O Gabinete funciona de segunda a sexta-feira, das 9.00 às 16.30 horas.