Aldeia do Bispo | Guarda


Reviver tradições envolvendo os castanheiros e as castanhas foi o principal objectivo da Festa da Castanha que decorreu no último fim-de-semana, em Aldeia do Bispo, no concelho da Guarda. O evento, promovido pelo Centro Cultural e Desportivo de Aldeia do Bispo, em parceria com a Junta de Freguesia e com o apoio da Câmara Municipal da Guarda, atraiu centenas de pessoas.
A partir da “Toca da Recepção”, os visitantes eram convidados a fazer um percurso que incluía a “Toca da Poesia”, a “Toca da Fotografia” e a “Toca dos Garotões”, bem como tasquinhas e pontos de venda. Castanhas, pão, mel, biscoitos, filhós, jeropiga, ginjinha e muitos outros produtos fizeram as delícias dos transeuntes.
“Os produtos são todos da nossa terra, é tudo feito aqui” disse Carlos Costa, ao Jornal A GUARDA, que participou na Festa como vendedor de castanhas. E adiantou: “Já vendemos cerca de 40 quilos de castanhas assadas. Vendemos cada dúzia a um euro e meio”.
Nos dois dias da Festa, Aldeia do Bispo da Guarda homenageou de uma forma diferenciada “a castanha e o castanheiro” através de um festival de cultura popular, com grande envolvimento comunitário.
Milhares de visitantes reflectiam nos seus rostos um ar de satisfação e admiração pela descoberta singular dos lugares, das pessoas, das cores, do cheiro, da poesia, das marcas do tempo, da comida e dos produtos endógenos da terra misturados num frenesim saudável e contagiante.
As 5 tocas orgânicas construídas com restos de madeira, pelo Bruno e pela Rosa, para muitos consideradas belas obras de arte, foram sem dúvidas elementos de muita atracção quer para adultos quer para as crianças que não faltaram em especial na Toca do Garotão.
A Toca da Poesia, a maior, em que muitos teimaram em saborear as sopas típicas da aldeia no seu interior ou simplesmente para tocar umas modas acompanhados de concertinas.
Belos espaços de curta utilidade temporal mas certamente de longa memória a quem por lá passou, de tal modo que a organização decidiu mantê-las de pé até ao fim do ano de 2016.
“O novo soito do cascalhal plantado em terrenos baldios da freguesia, por mais de 40 crianças acompanhas dos pais e avós, foi sem dúvida um dos momentos altos da festa da castanha, eu diria um momento feliz”, referiu Dorindo Vaz, do Centro Cultural e Desportivo de Aldeia do Bispo ao Jornal A GUARDA. E acrescentou: “Este foi o primeiro paço colectivo para a reflorestação de castanheiros em Aldeia do Bispo, a juntar aos 10 novos soitos que já estão a dar castanhas e que tornaram possível a participação de 9 produtores no 1º concurso da melhor castanha da aldeia”.
Ao 2º concurso do melhor doce com castanhas, concorreram 14 pessoas da aldeia, no qual foram apresentadas verdadeiras iguarias, muito apreciadas e elogiadas pelos elementos do júri (Sandra da Pastelaria Cristal, Chef Carola da Pensão Aliança e Chefe Jorge da Escola de Hotelaria de Figueira de Castelo Rodrigo).
No âmbito das comemorações do 10º Aniversário do Museu Etnográfico da Castanha, foi inaugurada a exposição temporária de “São Martinho na Diocese da Guarda”, numa representação das Paróquias em que este Santo é Orago. Esta exposição continua patente até ao dia 12 de Dezembro de 2016 e poderá ser visitada aos Domingos à tarde ou em outro dia da semana através de marcação prévia.
A Rota do Ouriço – percurso fotográfico, foi muito participado e as melhores fotografias brevemente vão ser expostas no Museu da Castanha.
No Domingo, a comunidade foi surpreendida pela presença do Bispo da Guarda, D. Manuel Felício, que presidiu à eucarístia.