Nos dias 21 e 22 de Junho, no Crossódromo das Lajes
Fernão Joanes recebe Campeonato Europeu de Motocross

No próximo fim-de-semana, dias 21 e 22 de Junho, o Crossódromo das Lajes, em Fernão Joanes, no concelho da Guarda, vai receber o Campeonato Europeu de Motocross 65/85 e o Troféu Ibérico MX1 e MX2, organizados pela Associação Cultural e Recreativa (ACR).
“É com muita alegria que finalmente conseguimos apresentar este Campeonato Europeu de Motocross”, disse o presidente da ACR de Fernão Joanes, António Bico, na sexta-feira, dia 13 de Junho, na conferência de imprensa de apresentação do evento, na Sede da Federação das Associações Juvenis do Distrito da Guarda. Após 3 anos a receber provas do nacional, a organização conseguiu este ano reunir todas as condições para acolher o único evento internacional em Portugal desta modalidade. “Temos todas as condições quer logísticas, quer financeiras, para conseguirmos concretizar a prova”, disse o dirigente, lembrando que foram feitas algumas obras no recinto.
Segundo a organização, que promete uma prova de “grande qualidade”, participam no Campeonato Europeu várias dezenas de pilotos de diversos países, estando em maior número os portugueses e os franceses.
O presidente da Junta de Freguesia de Fernão Joanes, Jorge Bico, lembrou que a autarquia tem dado todo o apoio à ACR, reconhecendo que “é a grande impulsionadora das actividades que se realizam na Freguesia”. “É com grande agrado que vemos este campeonato ser uma realidade”, disse.
Já o vice-presidente da Câmara Municipal da Guarda, Carlos Chaves Monteiro, declarou que a autarquia considera “importante” que o Campeonato Europeu de Motocross 65/85 “se realize na nossa região”. Referiu que a Guarda acolherá “uma prova do Campeonato Europeu que merece todo o destaque”, tendo a Câmara Municipal apoiado a organização com “alguns meios financeiros” e logísticos. “Está reunida a matéria-prima para que a região ganhe”, observou Carlos Chaves Monteiro, reconhecendo que o evento irá contribuir para dinamizar a economia local e para aumentar o poder atractivo da Guarda. O vice-presidente destacou ainda o esforço da ACR de Fernão Joanes por realizar no concelho da Guarda “um campeonato de índole europeu, onde se mobilizam centenas de pessoas”.
O Director Regional do Centro do Instituto Português do Desporto e da Juventude, José Cardoso, também presente na conferência de imprensa, valorizou a organização, reconhecendo que são estas actividades “que, no fundo, levam mais alto o nome da Guarda e da região Centro”.
O Campeonato Europeu de Motocross 65/85 e o Troféu Ibérico MX1 e MX2 começam no sábado, dia 21 de Junho, com a realização de verificações técnicas (das 7.00 às 10.00 horas) e de treinos livres e cronometrados (das 10.00 às 16.00 horas).
No domingo, dia 22 de Junho, realizam-se as verificações técnicas das 7.00 às 9.00 horas, seguindo-se os treinos livres, das 9.00 às 12.30 horas. As mangas de qualificação e as provas oficiais serão realizadas a partir das 13.20 horas.