Guarda


Faleceu na quinta-feira, dia 11 de Setembro, vítima de doença prolongada, o professor Manuel Madeira Grilo, ex-presidente da Federação de Bombeiros do Distrito da Guarda (FBDG).
Manuel Madeira Grilo, de 83 anos, que desempenhava actualmente as funções de presidente da Assembleia Geral da FBDG e da Assembleia Geral da Associação Reviver Mais, foi condecorado, no dia 10 de Junho, como Oficial da Ordem do Mérito, pelo Presidente da República.
Entre outros cargos, o professor, que era natural da Freguesia de Freixedas, no concelho de Pinhel, foi Conselheiro Nacional do Serviço Nacional de Bombeiros, membro da Federação Portuguesa de Futebol, dirigente da Associação Empresarial NERGA, vereador na Câmara Municipal da Guarda e deputado na Assembleia Municipal de Pinhel. Em 2009 publicou o “Dicionário de Provérbios”.
O corpo de Madeira Grilo esteve em câmara ardente no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários da Guarda e o funeral realizou-se na tarde de sexta-feira, 12 de Setembro, para o Cemitério das Freixedas, em Pinhel, após a celebração de uma missa de corpo presente na Sé Catedral da Guarda.
O presidente da FBDG, Álvaro Guerreiro, declarou que a morte de Manuel Madeira Grilo é “uma enorme perca no edifício dos bombeiros portugueses”. “Era um ícone a nível nacional do voluntariado e do associativismo. Os bombeiros portugueses gravarão para sempre a memória de Manuel Madeira Grilo como exemplo de abnegação e de entrega total”, referiu. O dirigente recordou que o falecido teve “uma vida inteira dedicada ao voluntariado e ao associativismo” e é “um exemplo claro da dedicação e de entrega total aos bombeiros”. “Defendia os bombeiros como a sua própria essência e teve uma participação muito importante na estrutura dos bombeiros a nível nacional, quer na Liga quer na Associação Reviver Mais, da qual é fundador”, acrescentou.