Centro de Estudos Ibéricos


A Exposição “Transversalidades - Fotografia sem Fronteiras”, um dos projectos âncora do Centro de Estudos Ibéricos, está patente ao público no Museu de Salamanca (Espanha) durante o mês de Julho.
A exposição reúne os portefólios vencedores e uma selecção das fotografias submetidas à décima edição do concurso (2021), organizada em torno de quatro núcleos temáticos: Património natural, paisagens e biodiversidade; Espaços rurais, agricultura e povoamento; Cidade e processos de urbanização; Cultura e sociedade: diversidade cultural e inclusão social.
Os resultados quantitativos e qualitativos alcançados nesta décima edição atestam a maturidade do Concurso “Transversalidades - Fotografia sem Fronteiras”: foram submetidos cerca de mil portefólios provenientes de 89 países de todos os Continentes, assegurando uma representatividade estética e geográfica bastante alargada. A mostra faculta uma viagem por diversas geograas, permite ler as paisagens e interpretar os territórios de distintos contextos dispersos pelos cinco continentes.
A quarta edição da Exposição “Rumores do Mundo: Pessoas, Lugares, Outros Olhares” conta com a participação de vários concorrentes que submeteram fotografias ao Concurso Transversalidades 2021. O elevado número dos trabalhos, a diversidade de informação e a qualidade estética das imagens – ainda que não premiadas – justificam uma abordagem autónoma, dando-se assim o devido destaque a um conjunto de imagens representativas do amplo universo imagético em que se transformou o Transversalidades - Fotografia sem Fronteiras. Ao privilegiar as pessoas e os lugares, a mostra dá visibilidade a dois núcleos estruturantes que revelam paisagens naturais e humanas dispersas por diferentes continentes, através de olhares cruzados e múltiplas perspectivas.
Esta Exposição foi inaugurada a 8 de Julho e estará patente na Faculdade de Geografia e História da Universidade de Salamanca até 29 de Julho.