Museu do Sabugal


“Grandes são as obras do Senhor” é o tema da exposição temporária que está patente ao público no Museu do Sabugal.
Inaugurada no dia 10 de Novembro, a exposição é uma organização conjunta da Diocese da Guarda e do Município do Sabugal.
Na sessão inaugural o Bispo da Guarda disse que a exposição é “um espelho da identidade das nossas terras” e dá a conhecer “o grandioso património que temos na Diocese da Guarda”.
D. Manuel Felício apontou a exposição do Sabugal como “uma referência no trabalho que queremos continuar em todos os concelhos da Diocese da Guarda”.
A exposição é constituída por peças de arte sacra, objectos litúrgicos e paramentaria representativos de todas as paróquias pertencentes ao concelho do Sabugal e que integram os Arciprestados do Sabugal e do Rochoso.
Entre os elementos do espólio estão um missal romano do século XVII e 20 esculturas de temática mariana e hagiográfica, datadas entre os séculos XV e XX. Também 17 peças de ourivesaria (coroa, pendente, cálice, galhetas, píxides, custódias, porta-viático, relicário, naveta, turíbulo, caldeirinha de água benta, cruz processional) e 16 peças de têxteis (toalha de altar e um conjunto completo de paramentos) do século XIX.
“Estamos perante uma exposição que é assinalável mostra do valioso património de arte sacra espalhado pelo concelho do Sabugal”, escreve o Bispo da Guarda no catálogo da exposição.
A exposição, com entrada livre, pode ser visitada até ao dia 8 de Janeiro de 2017, na sala de exposições temporárias do Museu do Sabugal, nos seguintes horários: terça-feira a domingo das 9.30 às 13.00 horas e das 14.00 às 17.30 horas.