Na capela do antigo Seminário


“A ExpoEcclesia tem por vocação estudar e investigar, inventariar e documentar, expor, promover a conservação, interpretar e difundir os testemunhos materiais e imateriais religiosos, existentes no território da Diocese da Guarda e reportado à comunidade, com vista a contribuir para a salvaguarda, construção e transmissão da memória das comunidades e da pastoral na perspectiva da nova evangelização”, disse Joana Pereira, da Comissão de Inventariação e Museologia, da Diocese da Guarda.
Adiantou que os objectivos da ExpoEcclesia passam por “apoiar as igrejas e as entidades de caracter museal tendo em vista a valorização do património in sito e a difusão de boas práticas, com preocupações de ordem social, pedagógica e evangelizadora”.
O espaço ExpoEcclesia acolhe, actualmente, a exposição temporária ‘Mulier Mater Magistra’
A mostra tem como temática central a mulher desde o “princípio” bíblico até à actualidade”.
A exposição compreende cerca de cento e sessenta obras, de diversas tipologias artísticas, como a pintura, a escultura, a ourivesaria, têxteis e documentos, dos períodos medieval, moderno e contemporâneo. As obras seleccionadas são provenientes de paróquias da Dioceses da Guarda.
Da ExpoEcclesia também fazem parte os Roteiro das Beiras e Serra da Estrela – Pegadas de Fé e a Projecção intitulada História da Diocese da Guarda.
Joana Pereira salienta que “esta edição surgiu da necessidade de promover o relevante património religioso na área abrangida pela Diocese da Guarda”. E acrescenta: “Na nossa opinião, um roteiro do património religioso da Diocese da Guarda não poderia abarcar o vastíssimo património religioso, pelo que foi imperioso definir-se uma escolha metodológica optando-se por seleccionar o património classificado existente nos concelhos associados à Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela”.
O Roteiro encontra-se organizado por concelhos e dentro de cada concelho é apresentado o património religioso classificado. A obra é ilustrada com imagens acompanhadas de textos descritivos bem como de contactos para a abertura dos edifícios ou para agendamento de visitas.
A pensar na promoção cultural e turístico-religiosa, a nível internacional, a edição portuguesa apresenta-se também em inglês, francês e espanhol.
Este roteiro é fruto da cooperação entre a Diocese da Guarda e a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela.
No interior do edifício agora designado ExpoEcclesia, outrora capela do antigo Seminário e Paço Episcopal, apresenta-se a projecção de imagens virtuais que levam o visitante a conhecer a História da Diocese da Guarda e o seu Património Religioso.