Concurso “F1 in School”


A equipa “Fast One”, da Escola Secundária/3.º ciclo Afonso de Albuquerque, na Guarda, ficou em primeiro lugar na Final Regional 2022 do concurso “F1 in School”.
Constituída pelos alunos Carlos Xavier, Letícia Tavares, Beatriz Martins, Júlio Félix, Simão Rocha e Rafael Silva, esta equipa recebeu prémios nas categorias de Portefólio & Marketing 2022 e Engenharia 2022.
O concurso “F1 in School” homologado pelo projecto Pense Indústria i4.0, promovido pelos Centros Tecnológicos, apurou 3 equipas para a fase nacional entre as quais a equipa Marct Racing, da Guaarda que passou em terceiro lugar.
A Final Regional 2022 do concurso “F1 in School” decorreu no dia 3 de Junho, na Torre de Oliva, São João da Madeira.
“É com orgulho que dizemos que passámos a fase nacional do F1 in Scholls” referiram ao Jornal A GUARDA os elementos da equipa “Fast One”. No momento da vitória agradeceram “todo o apoio dado pelos nossos patrocinadores, família, amigos e instituições”. E acrescentaram: “Sem eles não era possível”.
Agora, “rumo a esta nova jornada” prometem “continuar a trabalhar” e deixam a garantia de que para a equipa “Fast One” “o segundo lugar não é suficiente”.
Carlos Xavier, líder de equipa, disse ao Jornal A GUARDA que os elementos que fazem parte da equipa Fast One são naturais da Guarda e frequentam a Escola Secundária Afonso de Albuquerque. Quanto à escolha do nome para a equipa, explicou que “nasceu com base nas nossas metas, sermos os mais rápidos e os primeiros”. E acrescentou: “Apesar de ser o nosso primeiro ano, acreditamos que com trabalho e dedicação conseguimos alcançar as nossas intenções no projecto F1 in Schools”.
Marcar a diferença e dinamizar tanto a escola como as empresas envolvidas da Guarda, no projecto, são os grandes objectivos da equipa Fast One.
O Projecto F1in Schools é uma competição nacional para estudantes com idade compreendidas entre os 9 e os 19 anos, no qual, grupos de 3 a 6 pessoas criam “empresas/equipas para competir numa pista de corrida em miniatura.
Além da projecção do carro, os competidores precisam também de pensar em marketing, patrocínios e plano de negócios, aspectos que são utilizados como critérios de avaliação na competição.
Actualmente este concurso já abrange 34 países, pondo à prova a capacidade de estudantes do ensino secundário para formar equipas cuja estrutura é idêntica à de uma equipa profissional de Fórmula 1, equipas nas quais cada um tem a sua função mas todos são imprescindíveis para a concretização do projecto. Estas equipas competem aos níveis regional, nacional e mundial, com a colaboração de vários Centros Tecnológicos.
O Jornal A GUARDA foi um dos patrocinadores da equipa “Fast One”.