Agrupamento de Escolas de Trancoso


“Promover actividades de desenvolvimento de valores de liberdade, tolerância, responsabilidade, solidariedade, partilha e excelência é uma das finalidades do Plano Anual de Actividades do Agrupamento de Escolas de Trancoso” disse o Director do Agrupamento de Escolas de Trancoso, Armando Neves, no acolhimento ao Embaixador da Áustria em Portugal, Robert Zischg, durante a visita do diplomata a este estabelecimento de ensino, no dia 22 de Novembro.
O Embaixador inaugurou a Exposição “Crianças Austríacas da Cáritas em Portugal”, numa cerimónia em que também estiveram presentes o Presidente da Camara Municipal de Trancoso, o Bispo da Guarda e a Presidente da Cáritas Diocesana de Lamego.
A exposição itinerante, realizada em parceria com a Cáritas Portuguesa e a Embaixada da Áustria em Portugal, “Crianças Austríacas da Cáritas em Portugal” trata de um historial sobre o apelo da Cáritas Austríaca, em 1947, para ajudarem o país a dar pão às suas crianças que morriam de fome. A Segunda Grande Guerra deixou a Áustria devastada, muitas crianças perderam os pais e a maioria estavam na miséria. Portugal respondeu através da Cáritas e foram acolhidas cerca de 5500 crianças por famílias católicas. Algumas ficaram pouco tempo, outras cerca de 10 anos.
No mesmo espaço a escola promoveu a exposição “Do Holocausto na Europa aos Refugiados dos Século XX e XXI”. Em vários painéis de fotos sobre o Holocausto, pertencentes à Associação de Professores de História (APH) e trabalhos sobre direitos humanos, racismo, xenofobia, fugas de guerra, e outras formas de violência, os alunos do 9º ano elaboraram os trabalhos de forma interdisciplinar entre História, Educação Visual e Educação Moral e Religiosa Católica.
O Bispo da Guarda, D. Manuel Felício, manifestou-se particularmente sensível pelo facto do Agrupamento de Escolas de Trancoso trabalhar empenhadamente estes temas que são, infelizmente, dolorosamente presentes no mundo de hoje.
O Embaixador da Áustria ao falar aos jovens disse que História tem a responsabilidade de manter viva esta lembrança para que o mundo seja melhor. Recordou a importância da solidariedade portuguesa para com o povo austríaco mas apontou os desafios, do mundo de hoje, como imensamente difíceis pois o futuro nesta sociedade tecnológica exige desafios enormes no ajuste de inesperadas mudanças.
Seguiu-se uma conferência no Convento de S. Francisco, intitulada “Crianças Austríacas da Cáritas em Portugal”, moderada por Isabel Mirandela e pelo Padre Basílio Firmino, sendo oradores o Embaixador, Robert Zischg e Sofia Miranda, cuja família acolheu uma criança em Lamego. A conferência contou ainda com um pequeno testemunho em vídeo de Margarida Peixoto.
A visita começou com a recepção do Embaixador da Áustria, Robert Zischg, na Câmara Municipal de Trancoso.