Obra foi apresentada no Encontro Nacional de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica


‘Esta é a Minha Casa’ é o título de um documentário sobre o quotidiano de doentes mentais no meio rural estreado a 20 de Novembro em Coimbra. Trata-se de uma obra realizada pelo enfermeiro Pedro Renca, que exerce a sua actividade profissional na ULS - Unidade Local de Saúde da Guarda.
A obra foi apresentada pela primeira vez no Encontro Nacional de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, que decorreu nos dias 20 e 21 de Novembro, no Pólo A da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.
De acordo com Pedro Renca o documentário ‘Esta é a minha Casa’ pretende “suscitar uma reflexão sobre alguns aspectos sociais e culturais que envolvem as histórias vividas, emoções e dificuldades de doentes do foro mental a residir no próprio domicílio, em localidades rurais da Beira Interior, do distrito da Guarda e que estão integrados no Serviço Comunitário do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental da Unidade Local de Saúde da Guarda EPE”. Explica que “são visitados pela equipa de enfermagem do mesmo departamento, reflectindo assim, o trabalho e as dificuldades que estes profissionais enfrentam quando pretendem exercer a sua actividade junto do doente, família e sua comunidade”.
Refere ainda que “Com eles, pretende-se apresentar um retrato dos que, à sua semelhança, vão vivendo em alguns dos meios mais periféricos da margem interior, periférica, do Portugal contemporâneo”.
O documentário tem como intervenientes: Adelino dos Santos, António Pina, Fernando Coelho, Joaquina dos Santos, Albano Santos, Benjamim Furtado, José Maria Pina, Luísa Renca, Maria dos Anjos, Maria da Glória, Sofia Rocha, Susana Garcia, Teodoro Torres.  
O trabalho conta com a colaboração do Departamento de Psiquiatria e de Saúde Mental da Guarda.