Ensino


Mário Costa, docente da área de natação e biomecânica do curso de desporto do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), foi distinguido pelo Comité Olímpico de Portugal (COP) com uma menção honrosa na área do “Treino Desportivo”. A entrega do prémio terá lugar na Gala do COP, a realizar hoje, dia 27 de Novembro, em Lisboa.
Esta distinção daquele professor da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto (ESECD) do IPG, está relacionada com o trabalho intitulado “Efeitos fisiológicos do treino em nadadores de elite: uma revisão sistemática em micro-variáveis”. A investigação é o resultado do esforço desenvolvido por Mário Costa em prol da actividade científica no âmbito da natação.
Recorde-se que o COP, em parceria com a Fundação Millennium BCP, instituiu em 2014 os “Prémios COP/Fundação Millennium BCP Ciências do Desporto”, destinados a distinguir anualmente os melhores trabalhos de investigação nas diversas áreas das ciências do desporto. Estes prémios visam apoiar e estimular o desenvolvimento do desporto através da qualidade da investigação científica sobre os seus factores críticos de competitividade. São seis as áreas distinguidas, que se repartirão por anos pares e ímpares. Nos anos pares, a iniciar em 2014, as áreas a concurso foram o Treino Desportivo, a Psicologia e Pedagogia do Desporto e a Medicina do Desporto. Nos anos ímpares, a iniciar em 2015, serão eleitas a Fisiologia e Biomecânica do Desporto, a Gestão e Desenvolvimento do Desporto e a História e Sociologia do Desporto. No presente ano foram recebidas 25 candidaturas, nas três categorias a concurso.