Guarda | 29, 30 e 31 de Julho


As festas da cidade regressam à Guarda, de 29 a 31 de Julho, com muita música e animação. O palco principal, no Largo do Mercado Municipal, está reservado para Miguel Araújo, Diogo Piçarra (29) April Ivy e Ana Malhoa (30) e Jimmy P, Piruka e Insert Coin (31). Os concertos, com entrada gratuita, começam pelas 21.30 horas.

Miguel Araújo, Diogo Piçarra, Ana Malhoa e Piruka, são os destaques no palco principal das Festa da Cidade, que vão animar a Guarda de 29 a 31 de Julho.
O evento “promete trazer de volta a tradição, alegria e confraternização, que caracterizam as Festas da Cidade e que as tornam únicas e uma referência na região”, adianta a Câmara Municipal da Guarda.
As Festas da Cidade regressam num formato diferente, assumindo-se, não apenas como mais um evento na Guarda, mas como uma marca da cidade. A autarquia quer as Festas da Cidade “com uma identidade própria, diferenciadora e que agrega em si os valores e objectivos deste evento que, por si só, se destaca dos restantes existentes ao longo do ano, não apenas na cidade, mas em toda a região”.
Em comunicado a Câmara da Guarda adianta que “as Festas da Cidade da Guarda são uma tradição, apesar do seu interregno de 14 anos, unindo os seus habitantes em torno da música portuguesa, desporto e gastronomia, sendo um evento transversal a todas as gerações”. E acrescenta: “Nestas Festas celebra-se a cidade, a região e a nossa cultura sendo, por isso, um evento singular”.
Os concertos vão decorrer no Largo do Mercado Municipal, no “Palco Ao Largo”. O cartaz deste ano conta com artistas nacionais, de diversos quadrantes musicais, indo ao encontro dos mais variados públicos, arrancando no dia 29 com Miguel Araújo e Diogo Piçarra. No segundo dia, sábado, 30 de Julho, sobem ao palco April Ivy e Ana Malhoa que prometem muita animação e cor. No domingo, dia 31, o palco está reservado para Jimmy P, Piruka e Insert Coin, três nomes que prometem animar as gerações mais novas. Os concertos começam pelas 21.30 horas. A entrada é gratuita, durante os três dias do evento.
Nas Festas haverá ainda outro palco, “Palco Aos da Guarda”, no Largo João de Almeida onde vão actuar no primeiro dia o Grupo de Bombos Trocadalho do Carilho de Gonçalo (17.00 horas).
No segundo dia (30 de Julho) passam por lá o Grupo de Concertinas “Estrelas do Jarmelo” (11.00 horas), Grupo de Cantares das Lameirinhas (17.00 horas), Grupo de Cavaquinhos do Mileu (18.00 horas) e o Rancho Folclórico do Centro Cultural da Guarda (19.00 horas).
No dia 31 de Julho, o Palco Aos da Guarda está reservado para o Grupo de Concertinas Rompe e Rasga (15.00 horas), Grupo de Concertinas Gotinha de Água de Alfarazes (16.00 horas), Grupo de Cantares 7 Vozes de Vila Fernando (17.00 horas), Grupo de Cantares da Sequeira (18.00 horas) e Grupo de Cantares A Mensagem de S. Miguel (19.00 horas).
Estas Festas contemplam também as actividades desportivas e recreativas com os escorregas insufláveis na Torre de Menagem ou os Matraquilhos humanos no pátio da Sé.