Guarda


“O dia de hoje representa um importante virar de página na vida da Diocese da Guarda e no serviço que ela presta à comunidade em geral”, disse D. Manuel Felício, bispo da Guarda na abertura do espaço “Expoecclesia”, na capela do Antigo Seminário e Paço Episcopal, na Guarda, esta quarta-feira, 13 de Julho. E acrescentou: “Trata-se de continuar com iniciativas de inventariação, conservação e preservação do vasto património cultural de arte sacra que a história se encarregou de colocar sob a nossa responsabilidade”.
O momento foi assinalado com a abertura da exposição “Mulier, Mater, Magistra” dedicada à Mulher, que apresenta mia s de uma centena de peças de várias paróquias da Diocese.
Na mesma ocasião também teve lugar o lançamento do Roteiro das Beiras e Serra da Estrela – Pegadas de Fé, bem como a realização da experiência virtual numa atmosfera imersiva, através do recurso a multimédia 2D e 3D, sobre a História da Diocese da Guarda.
O presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa, lembrou que “a linguagem e a informação de hoje têm de estar adequadas às formas e às fontes que os jovens e os menos jovens utilizam nos nossos dias” e louvou a decisão do Bispo da Guarda “em abraçar as novas tecnologias , propondo que esta importante viagem epla nossa história seja feita pelo recurso à multimédia, ao vídeo mapping e animações em 2D e 3D”.
O autarca considerou que esta experiência vai “permitir que as novas gerações aprendam melhor o valor do nosso património colectivo e, em particular, da nossa criação artística e inteligência colectiva”.
Sérgio Costa adiantou que a ExpoEcclesia “será um espaço de referência que nos vai orgulhar e será, com certeza, um ponto obrigatório de visita da nossa cidade e da nossa região”.
D. Manuel Felício quer que a designação ExpoEcclesia possa “abranger as variadas iniciativas de apresentação e aproveitamento do muito espólio de património e arte sacra espalhado pelo vasto território da Diocese da Guarda”.
O bispo da Guarda explicou que o espaço ExpoEcclesia pretende apontar às pessoas que visitam a Diocese da Guarda “os caminhos pelos quais poderão ir ao encontro do mesmo património existente em diferentes locais onde continua ao serviço”.
A ExpoEcclesia é o cognome do espaço (Capela – capela do antigo seminário e paço episcopal) onde é possível receber grupos, de mais ou menos 10 a 25 pessoas, e onde está patente a exposição temporária Mulier Mater Magistra.
O Roteiro das Beiras e serra da Estrela – Pegadas de Fé (traduzido em espanhol, inglês e francês) convida a visitar os 37 monumentos de culto classificados, “que se encontram espalhados pelo território da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela e a descobrir outros não menos fascinantes entre um vasto património”.
A ExpoEcclesia abre ao público esta quinta-feira 14 de Julho, de quinta a segunda-feira, das 10.00 às 18.00 horas (com intervalo para almoço) e aos domingos das 15.00 às 18.00 horas. As visitas à ExpoEcclesia são gratuitas.