Política


Na sequência de uma intervenção do PCP no Parlamento Europeu, o deputado Miguel Viegas, acompanhado de vários dirigentes e eleitos locais do PCP, esteve no domingo, na Malcata, no concelho do Sabugal, onde participou numa sessão de esclarecimento realizada na sede da Associação Cultural e Desportiva local. A visita inseriu-se no âmbito da luta da população da Malcata contra a construção e alargamento do parque eólico existente. “O parque e a possibilidade do seu alargamento com mais seis aerogeradores tem um impacto muito negativo para a população da Malcata, patente no ruído, na paisagem e no conflito potencial com outras actividades turísticas que possam ali realizar-se”, refere o PCP em comunicado.
O partido refere que “voltou a manifestar todo o seu apoio a esta luta, sem deixar de sublinhar a importância da mobilização da população como elemento determinante para o seu sucesso”. “Esta luta já produziu um efeito importante com o anúncio da redução de 6 para 4 aerogeradores. A luta vai por isso continuar com o apoio e a intervenção do PCP na autarquia, na Assembleia da República e no Parlamento Europeu”, é ainda referido.
Recorde-se que os habitantes da Malcata estão contra a ampliação do denominado projecto de “Sobre-equipamento do Parque Eólico de Penamacor 3B”, previsto para ocupar áreas das Freguesias de Malcata e Meimão, que contempla a construção de 6 aerogeradores que vão juntar-se aos 19 existentes.