No Período de Antes da Ordem do Dia da Assembleia Municipal


No Período de Antes da Ordem do Dia da Assembleia Municipal da Guarda, o deputado Pedro Nobre, eleito pelo PSD/CDS-PP, criticou a decisão da Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB) e da Diputación de Salamanca, relativa à realização futura de todas as feiras Ecoraia naquela cidade espanhola. “Não gostei de ter tido conhecimento da intenção deste importante certame só se realizar na cidade espanhola de Salamanca. Desde logo, é uma feira transfronteiriça, logo, este nome, só faz sentido se o certame se continuar a realizar nos dois lados da fronteira”, disse o deputado. E acrescentou: “Não comungo da posição assumida pelo presidente da AMCB, os argumentos apresentados não são, em meu entender, válidos”. Assim, Pedro Nobre apelou a Álvaro Amaro para que a Câmara da Guarda, na qualidade de membro da AMCB, defenda “a realização da próxima feira Ecoraia na cidade da Guarda”.
Na resposta, o autarca da Guarda, referiu que as feiras Ecoraia foram realizadas em Trancoso e Pinhel e irá procurar saber por que razão a Guarda não foi contemplada. “Estão a força da Guarda onde é que esteve? Qual o papel da Guarda?”, questionou.
Na mesma sessão, o deputado da CDU Carlos Canhoto falou da poluição do Rio Noéme, Bruno Andrade, do BE, mostrou-se preocupado por a iluminação pública na cidade desligar muito cedo e Marco Loureiro, também do BE, disse que falta iluminação no Centro Histórico. Foi ainda aprovada, por unanimidade, uma moção do BE “Pelo fim da violência contra as mulheres”, que propõe a elaboração de um Plano Municipal Contra a Violência de Género.
A Câmara da Guarda aproveitou ainda a ocasião para fazer a apresentação do novo site do Município na Internet, considerado “mais fresco e funcional” do que o anterior. O site, que foi feito por meios técnicos e humanos da autarquia, contém informações diversas e referências “fortes da Guarda e que apelam a uma visita”, referiu Carlos Condesso, Chefe de Gabinete do presidente da Câmara. O responsável explicou que a página também dará destaque a notícias da autarquia e do concelho e publicará vídeos, uma vez que o Município vai ter uma televisão corporativa. O novo site também está adaptado a smartphones e tablets.